O BLOG DO MARKETING

Anúncios pagos: 3 razões para você implementar na sua empresa

Marketing Digital | 26 de junho de 2022 ─ 5 min. de leitura
Anúncios pagos: 3 razões para você implementar na sua empresa
Por oblogdomarketing
Publicado em 26 de junho de 2022

Se você é dono de um negócio e está por dentro das redes sociais, provavelmente já se deparou com alguma postagem “patrocinada”, não é mesmo? Essas imagens e vídeos são publicadas estrategicamente com diversas finalidades: dar maior visibilidade a uma marca, atingir novos consumidores ou até um público específico que selecionou alguns itens do seu site, mas não finalizou a compra.

Com a internet e as redes sociais, a publicidade também evoluiu e, agora, é possível criar campanhas segmentadas, isto é, específicas para um determinado público. E isso tem inúmeras vantagens, independentemente do tamanho e segmento da sua empresa.

Quer saber mais? Então, vamos lá!

O que é anúncio pago?

Anúncios pagos, ads, links patrocinados, conteúdo publicitário ou simplesmente anúncios são uma forma de destacar uma empresa, produto, loja ou pessoa. Os anúncios integram as ações de Marketing Digital e na prática, eles nada mais são do que “espaços” na internet que empresas compram para fazer propaganda.

Google, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Pinterest, e-mail… todos esses canais permitem que uma empresa ou alguém pague para que determinadas publicações ganhem um lugar de destaque entre as milhares de fotos, vídeos e textos que são publicados todos os dias nessas plataformas. 

Com um destaque maior na internet, o objetivo é que mais e mais pessoas comecem a visitar seus canais, aumentando as vendas ou reforçando o posicionamento de marca, por exemplo. 

Obviamente, com milhares de marcas brigando para roubar a atenção das pessoas na internet, sua empresa precisa criar anúncios estratégicos, que realmente tragam resultados não só para o curto prazo, mas também no futuro.

Afinal, você pagará para ter seu negócio divulgado na rua mais visitada no planeta — internet — e cada centavo não pode ser desperdiçado, certo? Isso não significa que todas as suas campanhas terão um bom rendimento, mas aí deve entrar sua veia empreendedora e ajustar o que for necessário.

Pense nos comerciais de TV ou até mesmo de rádio. Os anúncios pagos, mesmo que com suas particularidades, também seguem a lógica de pagar para ter seu negócio ou produto divulgado em algum canal. Mais do que isso, eles também fazem parte da evolução dos meios de comunicação. 

Quais as principais ferramentas de anúncios digitais?

Se anúncios em jornais e revistas, propagandas de TV e rádio e outdoors moldaram muitos dos costumes da humanidade no século passado, com a internet não seria diferente. Devido à democratização do acesso à internet, redes sociais e outros canais, evidenciou-se o potencial de negócio que a internet tem. 

Para você ter uma ideia, estima-se que, em 2025, o e-commerce global vai movimentar US$ 3,4 trilhões. Com certeza, há espaço para muitas empresas prosperarem e os anúncios são uma das formas de crescer nesse universo.

Mas quais são as principais ferramentas para criar anúncios digitais? Falaremos sobre isso abaixo!

Google Ads

Desenvolvida nos anos 2000, a plataforma de anúncios do Google permite que você anuncie na rede de pesquisa, de display, no Gmail, YouTube e até mesmo na Play Store.

O Google Ads é a principal plataforma de anúncios. Em 2019, a ferramenta faturou mais de U$ 134 bilhões, deixando a segunda plataforma mais utilizada, o Facebook, bem longe do topo.

O grande diferencial do Google Ads é que empresas podem pagar para serem vistas por um público extremamente segmentado, isto é, pessoas que realmente têm afinidade com o negócio.

Os anúncios da rede de pesquisa são aqueles que ficam localizados no início e no fim da página de busca do Google, enquanto os anúncios da rede de display são disseminados entre websites, páginas de notícias, aplicativos de jogos e pelo Gmail. Já os anúncios do YouTube são aqueles que aparecem no início, meio ou final de algum vídeo da plataforma.

Facebook e Instagram Ads

Como o nome já diz, Facebook e Instagram Ads é uma plataforma de anúncios dessas redes sociais. No Facebook e Instagram Ads também é possível segmentar o público dos anúncios e atingir pessoas estrategicamente, aumentando as chances de sucesso das suas campanhas.

Dessa forma, os anúncios gerados aparecerão no feed, stories e no Messenger, por exemplo, e a plataforma permite que você realize testes para avaliar a performance dos anúncios e o comportamento do público.

LinkedIn Ads

Com foco em negócios B2B e parcerias comerciais, o LinkedIn Ads pode ser uma ótima opção para veicular anúncios da sua empresa. Os anúncios podem ser veiculados em formato de imagem estática, vídeo, carrossel, caixa de mensagens e outros formatos. 

Pinterest Ads

Já falamos sobre como a rede social Pinterest vem se destacando nos últimos anos e não seria diferente em relação aos anúncios. Além dos famosos pins, a plataforma também permite a criação de anúncios patrocinados, com a vantagem de que 97% das pesquisas feitas na rede social são de pessoas, e não empresas, o que faz com que você atinja um público maior.

Quais as vantagens de criar campanhas pagas?

1. Ampliação do alcance de pessoas

Empresas grandes ou pequenas, com poucos ou muitos seguidores, conseguem ampliar o alcance de pessoas com o tráfego pago. Dessa forma, pessoas que nunca viram sua marca podem se identificar com o negócio e se transformar em clientes.

2. Segmentação do público

Da mesma forma, os anúncios pagos permitem que você estude e selecione o público ideal para seus anúncios, afinal de contas é mais inteligente anunciar para poucas pessoas que têm altas chances de comprar de você do que para milhares de usuários que não se identificam com o negócio.

3. Remarketing

Também é possível atingir, novamente, um público que já teve contato com a sua marca. O remarketing está aí para aquecer essas pessoas, geralmente por e-mail, e transformá-las em clientes.

Neste texto introdutório, você pôde entender um pouco mais sobre anúncios pagos e conhecer as principais vantagens de investir em tráfego pago. Lembrando que cada plataforma tem suas formas de cobrança, mas, em geral, é possível anunciar por valores diários acessíveis. Caso você precise de ajuda profissional, é possível entrar em contato com uma agência de marketing para estruturação de uma campanha sólida para a sua marca.

E já que falamos sobre agência de marketing, leia neste texto o que elas podem fazer pelo seu negócio.

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato