Como vender pelas redes sociais em 4 passos
As redes sociais têm um grande potencial de transformar negócios, isso porque esses canais recebem cada vez mais investimentos para oferecer às empresas diferentes formas de interação com o público, desde a atração da clientela até a entrega de produtos.
Devido aos impactos da pandemia de coronavírus, as redes sociais foram responsáveis por 34% das vendas no e-commerce brasileiro em 2020, segundo dados do relatório NuvemCommerce, disponibilizado pela Nuvemshop, impactando, principalmente, micro e pequenos empreendedores.
O Instagram é, disparado, a principal rede social utilizada para esse fim, levando 87% das negociações. Mas outras redes sociais, como o Facebook, e WhatsApp não ficam de fora, já que as pessoas gastam mais de 45 horas mensais utilizando essas ferramentas, como mostra a pesquisa “Tempo gasto nas mídias sociais 2021”.
Mas como vender pelas redes sociais? Como alcançar o público do seu negócio? Quais canais utilizar? É sobre isso que falaremos neste texto. Então, continue a leitura até o fim!
Práticas gerais para vender em qualquer rede social
Mesmo que não seja possível realizar transações diretamente por meio das redes sociais, elas são o canal pelo qual a sua persona tomará a decisão de compra ou não, ou seja, essas plataformas são a vitrine do seu negócio e as pessoas fortemente atraídas pelas suas redes com certeza sairão desse ambiente com a intenção de comprar em seu site.
Seja no Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube ou Pinterest, a base é a mesma: criação de conteúdo que se destaque entre milhares de outros negócios e atraia cada vez mais pessoas. Sabe aquela impressão de que todo mundo está fazendo tudo igual nas redes sociais? Não caia nessa. Sua marca deve ser diferente para se sobressair…
E como se diferenciar? Criando um universo de marca, apostando em fotos e vídeos criativos e, com certeza, dando voz e atenção ao seu potencial cliente. Dessa forma, sua marca mostrará que os produtos ou serviços que vende realmente poderão mudar a realidade daquela pessoa, que ela poderá fazer parte do universo da sua empresa. Afinal de contas, as pessoas querem se sentir pertencentes a uma comunidade, membros de um grupo, e essa é a melhor forma de conquistar o coração — e consequentemente o bolso — do público.
Resumindo, para vender pelas redes sociais, os passos básicos são:
- crie conteúdo que chame a atenção de pessoas e fuja de vídeos e fotos que só mostrem o produto e o preço, como um catálogo. Mostre diferentes formas de utilizar seus produtos, como eles podem transformar a realidade das pessoas.
- imagine o universo da sua marca e leve-o para as redes sociais. Como você quer que as pessoas se lembrem da sua marca? Qual vai ser o tom de comunicação do seu negócio? Qual será o apelo visual que fará com que a sua marca entre na mente das pessoas?
- coloque as pessoas em primeiro lugar e responda todas as mensagens e comentários de forma calorosa e que convide o usuário a continuar interagindo com a marca. Por que responder as pessoas com simples emojis se você pode chamá-las para ser parte do seu negócio?
- invista em anúncios pagos assim que possível, porque essa é uma das melhores formas de alcançar uma base maior de pessoas e aumentar a visibilidade do seu negócio. Você pode segmentar esses anúncios de diversas maneiras, focando em pessoas que não conhecem seu negócio, pessoas que têm o potencial de compra, pessoas que foram até o site, mas abandonaram o pedido… Explore as ferramentas de anúncios e você terá ótimos resultados!
Quais redes sociais utilizar?
Muitas marcas, principalmente os micro e pequenos empreendedores, querem estar presentes em todas as redes sociais ao mesmo tempo, mas o que você deve considerar antes de qualquer coisa é: haverá pessoas suficientes para gerenciar todos esses canais?
Mas você também não deve ficar apenas em uma plataforma. O último apagão do WhatsApp, Facebook e Instagram mostrou a importância de as marcas estarem presentes em algum outro local diferente. Afinal de contas, se você perder o Instagram da sua empresa, como as pessoas lembrarão do seu negócio?
A partir disso, você deve analisar as redes em que o seu público está presente. Para algumas marcas, o Instagram e o Pinterest podem ser mais viáveis, para outras, o Facebook e o WhatsApp, para outras, o TikTok e YouTube, e assim por diante.
Vendas nas redes sociais mais utilizadas no Brasil
Selecionamos as quatro redes sociais mais acessadas no Brasil para mostrar a você como sua empresa pode gerar mais vendas por meio desses canais. Vamos lá?
YouTube
Você sabia que o YouTube é o segundo site mais acessado no mundo e a primeira rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários brasileiros? Com certeza, esse é um ótimo canal para vendas.
Caso você decida utilizá-lo, pense nos seguintes pontos:
- defina a persona do seu negócio (que é a representação do público-alvo);
- busque as palavras-chave mais utilizadas por esse público e crie conteúdos com base nessas palavras;
- tenha uma boa produção audiovisual;
- preencha corretamente o título, as descrições e as tags, de forma que as pessoas consigam encontrar seu conteúdo;
- insira links de páginas de venda ou do site da sua empresa.
Com certeza, quase todas as pessoas que utilizam smartphones também usam o WhatsApp. Com as últimas funcionalidades dessa rede social, se conectar com o público ficou muito mais fácil. Então, siga esses passos para vender pelo WhatsApp:
- utilize o WhatsApp Business;
- use a função catálogo para divulgar seus produtos;
- elenque uma pessoa para se dedicar à ferramenta;
- automatize seus processos com as listas de transmissão;
- crie uma comunicação mais humanizada;
- tenha scripts que levem a pessoa a tomar a decisão de compra;
- utilize a ferramenta Status do WhatsApp.
O Instagram é a rede social querida das empresas, já que ela é capaz de gerar ótimos resultados. Por isso, para vender por esse canal, entenda que você precisará:
- utilizar uma conta comercial;
- ter uma biografia atrativa e destaques que expliquem o que é o negócio;
- criar conteúdo relevante e caprichar nos posts de vendas;
- utilizar os stories como ferramenta de humanização de marca e aproximação com o cliente;
- responder todas as mensagens e directs.
O Facebook está em segundo lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil, por isso investir nessa ferramenta pode trazer resultados expressivos para o seu negócio. Para isso:
- crie uma página do seu negócio e ative a loja virtual;
- mantenha uma rotina de publicações;
- mantenha um relacionamento próximo com o s seguidores;
- crie anúncios e campanhas.
As redes sociais se tornaram um meio espaço capaz de gerar resultados exponenciais para empresas de todos os portes. Com a possibilidade de atrair pessoas de qualquer parte do mundo, de estreitar o relacionamento com o cliente e de criar um universo de marca, as pessoas são cada vez mais atraídas para o universo das marcas.
E falando em redes sociais, quer saber um pouco mais sobre o feed do Instagram? Então, leia nosso próximo conteúdo!