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Como vender pelas redes sociais em 4 passos

InstagramFacebookRedes sociaisWhatsAppYouTube | 20 de outubro de 2021 ─ 6 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 20 de outubro de 2021

As redes sociais têm um grande potencial de transformar negócios, isso porque esses canais recebem cada vez mais investimentos para oferecer às empresas diferentes formas de interação com o público, desde a atração da clientela até a entrega de produtos.

Devido aos impactos da pandemia de coronavírus, as redes sociais foram responsáveis por 34% das vendas no e-commerce brasileiro em 2020, segundo dados do relatório NuvemCommerce, disponibilizado pela Nuvemshop, impactando, principalmente, micro e pequenos empreendedores.

O Instagram é, disparado, a principal rede social utilizada para esse fim, levando 87% das negociações. Mas outras redes sociais, como o Facebook, e WhatsApp não ficam de fora, já que as pessoas gastam mais de 45 horas mensais utilizando essas ferramentas, como mostra a pesquisa “Tempo gasto nas mídias sociais 2021”.

Mas como vender pelas redes sociais? Como alcançar o público do seu negócio? Quais canais utilizar? É sobre isso que falaremos neste texto. Então, continue a leitura até o fim!

Práticas gerais para vender em qualquer rede social

Mesmo que não seja possível realizar transações diretamente por meio das redes sociais, elas são o canal pelo qual a sua persona tomará a decisão de compra ou não, ou seja, essas plataformas são a vitrine do seu negócio e as pessoas fortemente atraídas pelas suas redes com certeza sairão desse ambiente com a intenção de comprar em seu site.

Seja no Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube ou Pinterest, a base é a mesma: criação de conteúdo que se destaque entre milhares de outros negócios e atraia cada vez mais pessoas. Sabe aquela impressão de que todo mundo está fazendo tudo igual nas redes sociais? Não caia nessa. Sua marca deve ser diferente para se sobressair…

E como se diferenciar? Criando um universo de marca, apostando em fotos e vídeos criativos e, com certeza, dando voz e atenção ao seu potencial cliente. Dessa forma, sua marca mostrará que os produtos ou serviços que vende realmente poderão mudar a realidade daquela pessoa, que ela poderá fazer parte do universo da sua empresa. Afinal de contas, as pessoas querem se sentir pertencentes a uma comunidade, membros de um grupo, e essa é a melhor forma de conquistar o coração — e consequentemente o bolso — do público.

Resumindo, para vender pelas redes sociais, os passos básicos são:

  1. crie conteúdo que chame a atenção de pessoas e fuja de vídeos e fotos que só mostrem o produto e o preço, como um catálogo. Mostre diferentes formas de utilizar seus produtos, como eles podem transformar a realidade das pessoas.  
  2. imagine o universo da sua marca e leve-o para as redes sociais. Como você quer que as pessoas se lembrem da sua marca? Qual vai ser o tom de comunicação do seu negócio? Qual será o apelo visual que fará com que a sua marca entre na mente das pessoas?
  3. coloque as pessoas em primeiro lugar e responda todas as mensagens e comentários de forma calorosa e que convide o usuário a continuar interagindo com a marca. Por que responder as pessoas com simples emojis se você pode chamá-las para ser parte do seu negócio?
  4. invista em anúncios pagos assim que possível, porque essa é uma das melhores formas de alcançar uma base maior de pessoas e aumentar a visibilidade do seu negócio. Você pode segmentar esses anúncios de diversas maneiras, focando em pessoas que não conhecem seu negócio, pessoas que têm o potencial de compra, pessoas que foram até o site, mas abandonaram o pedido… Explore as ferramentas de anúncios e você terá ótimos resultados!

Quais redes sociais utilizar?

Muitas marcas, principalmente os micro e pequenos empreendedores, querem estar presentes em todas as redes sociais ao mesmo tempo, mas o que você deve considerar antes de qualquer coisa é: haverá pessoas suficientes para gerenciar todos esses canais?

Mas você também não deve ficar apenas em uma plataforma. O último apagão do WhatsApp, Facebook e Instagram mostrou a importância de as marcas estarem presentes em algum outro local diferente. Afinal de contas, se você perder o Instagram da sua empresa, como as pessoas lembrarão do seu negócio?

A partir disso, você deve analisar as redes em que o seu público está presente. Para algumas marcas, o Instagram e o Pinterest podem ser mais viáveis, para outras, o Facebook e o WhatsApp, para outras, o TikTok e YouTube, e assim por diante.

Vendas nas redes sociais mais utilizadas no Brasil

Selecionamos as quatro redes sociais mais acessadas no Brasil para mostrar a você como sua empresa pode gerar mais vendas por meio desses canais. Vamos lá?

YouTube

Você sabia que o YouTube é o segundo site mais acessado no mundo e a primeira rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários brasileiros? Com certeza, esse é um ótimo canal para vendas.

Caso você decida utilizá-lo, pense nos seguintes pontos:

  • defina a persona do seu negócio (que é a representação do público-alvo);
  • busque as palavras-chave mais utilizadas por esse público e crie conteúdos com base nessas palavras;
  • tenha uma boa produção audiovisual;
  • preencha corretamente o título, as descrições e as tags, de forma que as pessoas consigam encontrar seu conteúdo;
  • insira links de páginas de venda ou do site da sua empresa.

WhatsApp

Com certeza, quase todas as pessoas que utilizam smartphones também usam o WhatsApp. Com as últimas funcionalidades dessa rede social, se conectar com o público ficou muito mais fácil. Então, siga esses passos para vender pelo WhatsApp:

  • utilize o WhatsApp Business;
  • use a função catálogo para divulgar seus produtos;
  • elenque uma pessoa para se dedicar à ferramenta;
  • automatize seus processos com as listas de transmissão;
  • crie uma comunicação mais humanizada;
  • tenha scripts que levem a pessoa a tomar a decisão de compra;
  • utilize a ferramenta Status do WhatsApp.

Instagram

O Instagram é a rede social querida das empresas, já que ela é capaz de gerar ótimos resultados. Por isso, para vender por esse canal, entenda que você precisará:

  • utilizar uma conta comercial;
  • ter uma biografia atrativa e destaques que expliquem o que é o negócio;
  • criar conteúdo relevante e caprichar nos posts de vendas;
  • utilizar os stories como ferramenta de humanização de marca e aproximação com o cliente;
  • responder todas as mensagens e directs.

Facebook

O Facebook está em segundo lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil, por isso investir nessa ferramenta pode trazer resultados expressivos para o seu negócio. Para isso:

As redes sociais se tornaram um meio espaço capaz de gerar resultados exponenciais para empresas de todos os portes. Com a possibilidade de atrair pessoas de qualquer parte do mundo, de estreitar o relacionamento com o cliente e de criar um universo de marca, as pessoas são cada vez mais atraídas para o universo das marcas.

E falando em redes sociais, quer saber um pouco mais sobre o feed do Instagram? Então, leia nosso próximo conteúdo!

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