O BLOG DO MARKETING

Canal no YouTube para empresas: será que vale a pena?

Marketing Digital | 25 de maio de 2022 ─ 5 min. de leitura
Canal no YouTube para empresas: será que vale a pena?
Por oblogdomarketing
Publicado em 25 de maio de 2022

Já é um fato: pessoas entre 18 e 49 anos trocaram a TV a cabo pelo YouTube, segundo dados do Think With Google. Isso porque a plataforma de vídeos se tornou muito mais do que diversão e entretenimento. Hoje, o YouTube é a fonte de novas tendências, dando voz a milhares de pessoas pelo mundo todo.

E como as empresas se beneficiam disso? Com um impacto massivo, o YouTube permite que pequenas, médias e grandes marcas atinjam em grande escala dezenas de milhões de consumidores, seja por meio de seus próprios canais ou por propagandas.

Se você está se perguntando se um canal no YouTube para empresas vale a pena, continue com a gente e entenda mais sobre essa plataforma!

Dados do YouTube

O YouTube se tornou uma ferramenta digital poderosa: atualmente, a plataforma é acessada por mais de 105 milhões de pessoas por mês no Brasil. Principalmente devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus, as pessoas mudaram a forma como consomem conteúdo na plataforma, o que resultou no aumento da relevância desse canal.

Além disso, mais da metade das visualizações do YouTube acontecem em aparelhos mobile, e os usuários passam mais de uma hora por dia conectados ao aplicativo. E não são apenas jovens que assistem aos vídeos da plataforma, como muitos ainda podem pensar.

O mesmo levantamento do Think With Google mostrou que vem crescendo a aderência do público 25-44 anos e a quantidade de pessoas entre 35 e 44 anos representa, segundo a pesquisa, ¼ da audiência.

E se o YouTube teve sua era de ouro da música, atualmente, a plataforma que já tem quase 20 anos, é o local ideal para influência, cultura e negócios. De acordo com dados da Exame, em 2020, o YouTube impactou o PIB brasileiro em 3,4 bilhões de reais e gerou mais de 122 milhões de empregos.

Ainda segundo a pesquisa divulgada pela Exame, “87% das empresas que possuem um canal afirmam que o YouTube as ajuda a entender seu público, 85% dizem que conseguiram aumentar a base de clientes e 92% dizem ser encontrados mais facilmente”.

Motivos para ter um canal no YouTube para sua empresa

Deu para perceber o potencial do YouTube para o seu negócio, não é mesmo? Abaixo, veja alguns motivos mais concretos para criar um canal para sua empresa.

Maior exposição da sua marca

Assim como o Google e outros navegadores, o YouTube também é uma ferramenta de buscas, ou seja, as pessoas usam a plataforma para solucionar algum tipo de problema, para pesquisar sobre algo novo que querem aprender, ou uma habilidade que buscam desenvolver. 

Para você ter uma ideia, o YouTube só perde para o próprio Google em relação ao número de buscas e isso significa que, fazendo um bom planejamento, você consegue expor sua marca a milhares de usuários e dobrar ou até triplicar o tamanho do seu negócio. 

Mais conteúdo para a sua audiência

Sabemos que a internet é um espaço muito valioso para as empresas e a criação de conteúdo é indispensável para atrair novos clientes ou fazer com que os consumidores que já conhecem a marca voltem a comprar. 

Pensando em produção de conteúdo, você pode criar vídeos educativos e atrativos, que ajudem a sua audiência de alguma forma. Com uma periodicidade definida, você começa a acostumar seu público a acessar esses vídeos e aumentar sua relevância na plataforma.

Outro ponto interessante é que você pode utilizar seus vídeos do YouTube como pílulas de conteúdo em outras redes, otimizando seu tempo e aproveitando ao máximo os materiais que sua marca cria.

Fonte de tráfego para seu site

Outro motivo extremamente relevante para você criar um canal no YouTube para a sua marca é justamente gerar mais tráfego para o seu site a partir da plataforma de vídeos. Como dissemos, o YouTube é uma rede social fantástica e que só fica atrás do próprio Google em relação às buscas.

Na prática, isso significa que, se você fizer um bom planejamento dos vídeos, utilizar boas legendas e descrições e acertar nas hashtags e palavras-chave, você conseguirá prender a atenção de mais e mais pessoas e, com isso, direcioná-las para o seu site com o objetivo de gerar vendas.

Plataforma gratuita

Além de tudo isso, o YouTube também é uma plataforma gratuita, ou seja, você não precisa pagar nada para criar o canal da sua empresa e começar a publicar os vídeos. Assim como outras redes sociais, lembre-se de criar uma capa para o canal da sua empresa, ter um ícone na área da foto e criar uma descrição geral do canal.

Como dissemos, você pode utilizar a plataforma gratuitamente tendo como base uma estratégia de publicação de vídeos que esteja de acordo com os objetivos, seja aumentar a visibilidade da empresa, estreitar o relacionamento com o consumidor, gerar mais tráfego e/ou aumentar vendas. Isso tudo pode ser feito de forma orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar por algum tipo de publicidade.

Mas, assim como grandes marcas, o YouTube também permite anúncios na plataforma e essa pode ser uma boa forma de divulgar seu negócio. Mas, é claro, você precisa de um planejamento estratégico para isso também — e não acabar perdendo dinheiro.

Fortalecimento da identidade de marca

O YouTube é visitado por bilhões de pessoas diariamente, que assistem a infinitas horas de vídeos diariamente. Imagine como sua marca pode se fortalecer nesse ambiente, atingindo uma maturidade no mercado e conquistando ainda mais clientes. 

Por meio da plataforma, você consegue publicar vídeos não apenas com o intuito de gerar vendas, mas para conectar consumidores, educar o mercado, criar uma comunidade em torno do seu negócio e até mesmo expor a missão, visão e valores da empresa.

E agora, você acha que vale a pena criar um canal no YouTube para empresas? Como mostramos neste post, a plataforma pode ser um divisor de águas para o crescimento do seu negócio, mas é preciso avaliar quais os tipos de vídeos serão publicados, quem ficará responsável pela plataforma e quais estratégias devem ser seguidas, por exemplo, para que sua empresa não acaba deixando a plataforma de lado após pouco tempo de uso.

Sua empresa já tem canal no YouTube? Como funciona a organização dos conteúdos por aí? Fale sobre sua experiência nos comentários!

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato