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Você sabe o que é Pinterest? Conheça essa rede social criativa

Pinterest | 13 de outubro de 2021 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 13 de outubro de 2021

Estar presente no meio digital é indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio e, claro, a gente sabe que você já deve ter escutado isso muitas vezes. Mas não basta apenas estar. Com novos negócios surgindo a todo momento, sua empresa deve buscar meios e formas diferenciadas de encantar as pessoas, o que aumentará o engajamento e, consequentemente, as conversões em vendas.

Por que começamos falando sobre isso? Porque o Pinterest vem se mostrando como uma nova mina de ouro. É mais um canal em potencial que grandes empresas, como Natura, Mercado Livre e até a Honda, encontram novos e inovadores meios de difundir os seus universos.

Mas você sabe o que é Pinterest? Essa é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, mas que não para por aí. Neste texto, vamos mostrar a você o que o Pinterest pode oferecer ao seu negócio. Aproveite!

O que é o Pinterest?

A partir do surgimento das redes sociais, sempre vemos alguma plataforma nova surgindo no mercado, e o Pinterest é uma delas. A sua principal funcionalidade é a busca por novas ideias. Isso mesmo. As pessoas utilizam o Pinterest para encontrar novas ideias sobre qualquer tipo de tema: culinária, decoração, DIY (faça você mesmo) ou qualquer outro assunto.

A rede foi apresentada ao grande público em meados de 2012 e de lá para cá a base de usuários só aumentou: em 2021, o Pinterest alcançou o número de 484 milhões de usuários, segundo dados da Statista

O principal apelo dessa rede social é o de compartilhamento de forma fácil e natural dos pins (termo equivalente à “conteúdo” utilizado dentro da plataforma). Isso porque os usuários podem criar pastas de pins que reúnem diversas fontes de inspiração, seja de outros usuários ou até mesmo de grandes marcas, que começaram a ver o potencial de marketing da plataforma.

Basicamente, o lema do Pinterest é inspirar as pessoas, e o seu negócio pode fazer parte disso, uma vez que o uso de imagens e vídeos é uma das bases da comunicação. Além disso, por meio da plataforma, uma empresa consegue se conectar com o público, imprimir o seu branding e levar pessoas para o site ou qualquer outro veículo, tudo isso partindo de imagens e vídeo.

Outra razão que explica a popularidade crescente da plataforma é a sensação de positividade que o Pinterest passa para as pessoas, que apelidaram a rede social de “oásis digital”. Isso tem a ver com a política de anúncios do Pinterest (que baniu anúncios políticos, por exemplo) e com a própria moderação de conteúdo do site, que busca deixar a negatividade de fora da plataforma.

Como funciona o Pinterest para empresas?

Imagine um mecanismo de busca em que 95% das pesquisas representam itens sem marca, que é um dos dados sobre o Pinterest divulgados no Hootsuit. Mas por que isso é importante? Porque significa que as pessoas estão mais propensas a descobrir novos produtos ou ideias. 

Além disso, ainda de acordo com dados do Hootsuit, 85% dos pinners (usuários) utilizam a plataforma para planejamento, ou seja, eles estão em estágios iniciais de um projeto ou de tomar a decisão de adquirir um produto, o que pode ser explorado de forma bem interessante pelas empresas.

Especificamente para empresas, as campanhas realizadas dentro do Pinterest têm um alto alcance. Para se ter uma ideia, entre janeiro e agosto de 2020, houve um crescimento de 300% nas conversões por meio da plataforma, atestando, novamente, o potencial desse canal para empresas.

Mas, afinal, como usar o Pinterest?

Para utilizar o Pinterest como empresa, o primeiro passo é criar uma conta business. Depois, é preciso preencher o perfil criado, com nome e logo do negócio, endereço de site, país de origem e idioma. Em seguida, você precisará informar o foco da sua marca e os objetivos esperados ao utilizar a plataforma, como vender mais produtos, gerar mais leads ou outros.

Com a conta ativada, é só começar a criar. Lembrando que, pela própria natureza do Pinterest, as postagens ou anúncios da sua empresa devem confluir com a atmosfera inspiradora da rede social. Por isso, evite vendas diretas e agressivas por lá.

Criando pins

Os pins são qualquer tipo de conteúdo dentro do Pinterest e, com eles, sua empresa pode compartilhar ideias, tutoriais ou até mesmo produtos, seja por imagem ou vídeo, e com a possibilidade de incluir links diretamente da sua loja ou site, o que ajuda a converter seguidores em clientes.

Os formatos de pins são:

  • padrão: imagens capazes de prender a atenção do usuário, destacando algum produto;
  • vídeo: uma das melhores formas de captar a atenção das pessoas, já que há movimento e sons;
  • produto: os pins de produto mostram preço e disponibilidade do item;
  • coleções: em um único pin você pode apresentar diversos produtos;
  • idea pins: são várias páginas em que você pode contar alguma história (é parecido com a ferramenta stories do Instagram).

Como os conteúdos serão encontrados pelos usuários

Após publicar seus pins, as pessoas poderão encontrá-los de diferentes maneiras. A primeira delas é diretamente no feed inicial, conforme os usuários vão rolando a tela. Uma outra forma é por meio de buscas visuais e de palavras-chave, por isso é importante utilizar imagens e vídeos que instiguem a atenção dos usuário e descrever ao máximo cada pin.

Além disso, quando as pessoas acessam algum pin de seu interesse, a própria plataforma mostra outros pins semelhantes, que podem interessar o usuário, e, por último, na aba “Hoje”, as pessoas encontram pins dos criadores mais influentes na plataforma.

Como ter sucesso usando o Pinterest?

A própria rede social aponta que, para alcançar sucesso em uma estratégia, é preciso:

  1. criar com frequência e garantir um fluxo de conteúdo;
  2. adicionar uma URL para promover tráfego para o seu site;
  3. dar bons títulos às pastas de pins para facilitar a pesquisa e, consequentemente, ter mais pessoas encontrando seu conteúdo.

Além disso, especialmente para as contas business, o Pinterest tem uma ferramenta de analytics, por meio da qual você pode avaliar o engajamento (orgânico e patrocinado) dos seus pins, entender como as pessoas utilizam os conteúdos salvos da sua marca, ver os resultados estratégicos dos pins e ter informação relevante sobre seu público.

Neste artigo, você pôde entender o que é Pinterest e como essa rede social promete ser a próxima mina de ouro para empresas. Como dissemos, grandes marcas já estão criando estratégias para o Pinterest considerando os benefícios desta plataforma, como a facilidade para criar e compartilhar conteúdo, além do ótimo alcance dos pins e a alta taxa de conversão.

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