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O que é e por que usar e-mail marketing?

Marketing Digital | 11 de março de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 11 de março de 2022

Pense rapidamente: quantos e-mails você recebe diariamente? Em quantas páginas na internet você disponibiliza seu e-mail para saber mais sobre um assunto de seu interesse? Quanta propaganda de grandes marcas chega na sua caixa de entrada todos os meses? A única certeza disso tudo é que sim, as pessoas ainda utilizam e-mail e muito!

Mas o que isso tem a ver com vendas e presença digital? Tudo! Quando empreendedores pensam em estratégias de marketing digital, as redes sociais são o primeiro canal que vem à mente, contudo esses ambientes dificultam o alcance orgânico das marcas, afinal de contas as redes sociais se mantêm por meio de anúncios, assim como a TV e o rádio, e isso pode pesar nas finanças de alguns empreendedores, principalmente aqueles que ainda estão em um estágio inicial.

E onde entra o e-mail nessa conversa? O que podemos adiantar é que esse é um dos melhores canais para aquisição de clientes, além de gerar outros inúmeros benefícios para as empresas. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing consiste em uma estratégia de marketing digital que tem como premissa o disparo de e-mails para um determinado público. Por ser um canal de comunicação direto com as pessoas, o e-mail pode ajudar sua empresa a estreitar o relacionamento com o consumidor e ainda gerar vendas, mas isso nem sempre foi assim.

Criado em 1971 por Ray Tomlinson, o grande objetivo de um e-mail era possibilitar a comunicação entre pessoas mesmo sem a presença desses indivíduos, diferente do que acontece na comunicação via telefone, por exemplo.

Mas com o avanço das tecnologias e da própria internet, as empresas enxergaram no e-mail uma forma potente de comunicação com os clientes, já que para se cadastrar em qualquer página na internet as pessoas precisavam deixar seus endereços de e-mail. Mas foi aí que a coisa desandou e, como você deve imaginar, as pessoas começaram a receber milhares de mensagens invasivas por e-mail, além de vírus e malwares.

E o que aconteceu? Os consumidores passaram a bloquear todas essas mensagens e os provedores de e-mail também fizeram o mesmo. Com isso, as marcas aprenderam uma grande lição: o e-mail precisa ser relevante, humanizado e personalizado.

Quais são os benefícios do uso de e-mail marketing?

Como dissemos, o e-mail é uma ótima ferramenta para promover produtos e serviços. Desde que estruturada de forma estratégica, as campanhas de e-mail marketing podem oferecer diversos benefícios às empresas, de acordo com os objetivos traçados para essas ações.

Algumas das principais vantagens do uso do e-mail marketing são:

1. Uso otimizado de tempo e recursos

Geralmente, o disparo de e-mail marketing é feito por meio de uma ferramenta de automação de marketing, o que permite a programação desses envios de forma mais inteligente. Por meio dessas ferramentas, a pessoa encarregada de enviar as mensagens precisa apenas ajustar os textos e programá-los semanal ou mensalmente, por exemplo, diminuindo o tempo gasto com essa tarefa.

Além disso, uma vez que sua empresa começa a enviar e-mails mais segmentados, ou seja, com conteúdos específicos para cada cliente, é possível reduzir o ciclo de vendas, o que impacta diretamente nos custos com estratégias de marketing.

2. Gerar tráfego para o site

Outro grande benefício do e-mail marketing é, por meio dessa estratégia, levar pessoas para o seu site, blog ou loja virtual. Se você tem um blog, por exemplo, e faz postagens regularmente, uma forma de divulgar esses conteúdos e atrair as pessoas certas para eles é nutrir sua base de contatos com e-mails que divulguem esses conteúdos do blog, por exemplo.

Você lançou um novo produto ou coleção? Informe seus clientes por e-mail! Se as estratégias forem bem trabalhadas, você conseguirá levar essas pessoas para o seu site e gerar vendas. 

3. Captar novos clientes

O e-mail marketing também é responsável por captar novos clientes. Com estratégias bem estruturadas, é possível trabalhar os potenciais clientes de forma mais individualizada e desenvolver um relacionamento com essas pessoas tanto no pré quanto no pós-venda.

4. Aumentar as vendas

Há várias formas de utilizar o e-mail para aumentar as vendas. Além de manter um relacionamento mais estreito com o cliente, é possível criar campanhas de descontos apenas por esse canal, por exemplo, e até mesmo ir em busca daqueles clientes que adicionaram itens no carrinho de compras, mas desistiram no último minuto. 

Como criar uma estratégia de e-mail marketing?

Você pode utilizar o e-mail marketing para diversas finalidades, as mais comuns são para convidar as pessoas para um determinado evento ou ação, o envio de newsletters, a divulgação de promoções e para realizar ações de fidelização. Independentemente do seu objetivo, alguns pontos devem ser seguidos para que você obtenha bons resultados.

Como dissemos, para criar uma comunicação efetiva com seus consumidores e possíveis clientes, você não precisa encher a caixa de entrada deles com milhares de e-mails diários. Além disso, com as diretrizes acerca da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ficou mais claro que você só deve enviar e-mails para pessoas que consentiram com o envio de comunicações.

Por isso, pense em formas de legítimas de capturar esses e-mails — como o cadastramento do cliente em alguma página do seu site ou oferecendo algum material em troca do cadastro — e segmente-os de acordo com os interesses de cada usuário, afinal sabemos que nem todo mundo que chega até nossa marca está preparado para fechar uma compra naquele exato momento.

Essa segmentação do público ajudará você a trabalhar as objeções de cada cliente de uma forma mais humanizada, permitindo que os consumidores avancem em suas jornadas de compra.

Analisar as métricas dos e-mails enviados também é fundamental para avaliar o andamento de cada campanha e ajustar o que for necessário.

Viu só a importância do e-mail marketing? Essa é uma ferramenta poderosa para adquirir novos clientes, melhorar o relacionamento com o consumidor e transformar os compradores da sua marca em grandes fãs. Para tanto, é necessário pensar em formas estratégicas para abordar o público, além de ter responsabilidade com os dados pessoais coletados.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

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