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Site responsivo: entenda como melhorar o tráfego do site da sua empresa

Marketing Digital | 11 de novembro de 2021 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 11 de novembro de 2021

Durante sua rotina de trabalho, é bem provável que você realize a grande maioria das suas tarefas utilizando um desktop ou notebook e, quando precisa acessar o site da sua empresa, você logo abre uma nova aba no navegador do seu computador e começa a digitar “www”…

Mas o que aconteceria se você, agora, acessasse o site da sua empresa por um tablet ou smartphone? O visual do site continuaria o mesmo? As imagens estariam bem posicionadas? Seu cliente ficaria perdido? O carregamento das páginas seria rápido?

Infelizmente, muitas marcas têm problemas em relação aos seus sites quando ele é acessado via dispositivos móveis — e essa é, justamente, uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam de comprar dessas empresas.

Entenda que as compras pelo celular aumentaram 30% mundialmente durante janeiro e maio de 2021. Nesse cenário, os sites e plataformas de e-commerce que não estiverem adaptados aos diferentes modelos de smartphones, poderão ficar para trás. 

É por isso que, neste texto, vamos explicar a você o que significa o termo site responsivo e qual a importância de ter um website capaz de se adaptar a qualquer tipo de tela.

Compras na internet via dispositivos móveis

Quando foi a última vez que você ouviu alguém dizer que iria “entrar na internet”? Provavelmente, isso faz muito tempo. Pelo menos a dez anos atrás, essa expressão já vinha caindo em desuso justamente pela popularização dos smartphones, que foram capazes de, cada vez mais, conectar pessoas. Hoje, o mundo digital se confunde com o real.

Com isso, os dispositivos móveis adquiriram funções vitais em nosso cotidiano, seja para entretenimento ou para cuidarmos da nossa saúde, por exemplo. E os celulares são, sem dúvidas, a porta de entrada para a realização de novos negócios.

Em 2018, 74% dos brasileiros utilizaram os smartphones durante processos de compra, seja para pesquisar produtos, comparar preços ou fazer pagamentos. Dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas apontam que, com a pandemia de coronavírus, o comércio online ganhou força, o que levou 91% dos internautas a realizarem compras no ambiente digital entre maio de 2020 e maio de 2021. Mas o mais importante aqui é: 87% dessas pessoas indicaram o celular como o dispositivo mais utilizado para realizar essas compras.

E o que isso significa? Que as pessoas continuarão comprando cada vez mais pelo celular e que as empresas precisam se adequar a esse cenário se quiserem continuar no mercado.

Mas o que o site responsivo tem a ver com isso?

Chamamos de responsividade a capacidade de um site se adaptar a qualquer tamanho de tela. Por exemplo, um site responsivo é aquele que, quando acessado de diferentes dispositivos — como notebooks, desktops, smartphones e tablets — consegue adaptar a disposição dos elementos e dos textos. Isso faz com que o site carregue sem erros, mantendo a facilidade da navegação.

Dessa maneira, todos os elementos da página continuam harmônicos e garantem a boa experiência do usuário. E essa funcionalidade tem início ainda na etapa de design do website.

Atualmente, o WordPress, um dos sistemas mais utilizados na criação de sites, e até mesmo algumas das melhores plataformas de e-commerce disponíveis no mercado já oferecem, automaticamente, essa possibilidade de adaptação. Com isso, as imagens, as fontes e outros elementos mantêm a sua proporção, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando.

Portanto, os sites responsivos estão totalmente atrelados à experiência de compra do seu cliente e, com certeza, ter um site capaz de se adaptar a qualquer tela garantirá um aumento do seu faturamento.

Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?

Ainda sobre adaptabilidade de sites, existem também os sites mobile, que são websites construídos especificamente para dispositivos móveis. Diferentemente dos sites responsivos, essa segunda opção é literalmente um novo site. A questão aqui é que, ainda que os sites mobile atendam às necessidades dos usuários, operar dois sites individualmente pode ser um tanto complicado.

E como um site responsivo ajuda a melhorar o tráfego do site?

Agora que você pôde compreender melhor o que é um site responsivo, entenda como essa adaptabilidade às telas pode ajudar a melhorar o tráfego do site da sua empresa. Vamos lá?

1. Influência direta com SEO

A responsividade dos sites estão totalmente ligadas às práticas de SEO (Search Engine Optimization), isso porque o Google prioriza sites que conseguem se adaptar a qualquer tipo de resolução e sem distorções. 

Com a atualização Mobile First Index, o Google passou a dar prioridade aos sites responsivos. Dessa forma, quando um usuário faz uma busca utilizando um dispositivo móvel, os resultados apresentados na primeira página são de sites que oferecem essa responsividade.

2. Aumenta a velocidade das páginas

Quanto mais demorado é para uma página carregar, maiores são as chances de o usuário sair do site. Justamente por isso, ao disponibilizar um site responsivo, as páginas apresentarão apenas itens essenciais para a navegação, aumentando a agilidade de carregamento.

3. Alavanca as vendas

Os dados que apresentamos no início do texto mostram o aumento das compras realizadas por meio de dispositivos móveis e a tendência é que esses números continuem subindo. Nesse sentido, considerando também os dois pontos anteriores, com um site responsivo há uma maior atração de visitantes e, consequentemente, um maior encantamento e conversão, já que o usuário passa mais tempo navegando no site adaptado para celular.

Ter um site responsivo é essencial nos dias de hoje, considerando que as pessoas realizam cada vez mais compras online por meio de dispositivos móveis. Com sites adaptados a qualquer resolução de tela, é possível atrair mais pessoas de forma orgânica para o endereço, gerar mais leads e convertê-los em clientes.

O site da sua empresa é capaz de se adaptar a diversos tipos de telas? Deixe um comentário sobre a sua experiência com sites responsivos ou a sua dúvida sobre o tema!

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