O BLOG DO MARKETING

O que é Mobile Marketing?

Marketing Digital | 20 de novembro de 2019 ─ 5 min. de leitura
Mobile Marketing é uma estratégia que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets e outros aparelhos móveis.
Por Luana L.
Publicado em 20 de novembro de 2019

O Marketing tem se provado uma ciência completa por vários motivos, e talvez o mais forte deles seja a rotineira renovação interna de seus modelos. De tempos em tempos vemos novas formas de fazer e sentir marketing, acompanhando de perto as revoluções sociais e tecnológicas do mundo moderno.

Pensando nisso, hoje nós falaremos sobre Mobile Marketing, uma maneira incrível de interagir mídias e aparelhos, no intuito de divulgar e promover. 

Sem mais demora, vamos logo falar de Marketing!!

Conceituando Mobile Marketing.

Mobile Marketing é uma estratégia que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

Hoje em dia, aparelhos como celulares e tablets são quase uma extensão do corpo e da mente das pessoas, pois elas estão sempre conectadas. Pesquisas mostram que mais de 65% da população brasileira têm acesso a internet através desses dispositivos, e por isso se valer de estratégias de mobile é muito importante. 

Para ser mais enfático, mostraremos alguns dados para você. 

1 – Atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam seus smartphones todos os dias  para acessar a Internet.

2 – Em 2015, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos através de seus aparelhos móveis.

3 – Mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, considerando-o item mais importante a ser levado com eles, mais importante até do que os documentos pessoais e dinheiro. 

Ou seja, mediante a números tão assustadores e impressionantes, não restam dúvidas de que investir em mobile é mais que uma boa ideia, virou pura necessidade. 

Quais as vantagens de investir em mobile marketing?

São muitas as vantagens que o uso do mobile marketing pode trazer, e mostraremos as principais para você. 

Compras via mobile crescendo

O número de pessoas que têm smartphone cresce a cada ano, e por isso as compras feitas através desse aparelho aumentam gradativamente. 

Pesquisas apontam que mais de 14,3% das compras em todo o território mundial estão sendo feitas a partir de celulares, gerando um lucro de aproximadamente R$ 5 bilhões de reais. São números muito expressivos, que nenhuma empresa pode negar. 

Segmentação de anúncios de acordo com a localização do usuário

Um dos grandes problemas do Marketing Digital é a segmentação por região. E olha que essa delimitação de local é muito importante para bares e restaurantes por exemplo, pois são ambientes que tentam atrair o público mais próximo ao estabelecimento. 

O diferencial do Mobile Marketing entra exatamente aí, pois a grande maioria dos smartphones contam com GPS, permitindo um conhecimento muito mais assertivo da localização.

Essa funcionalidade pode permitir que sua empresa ofereça anúncios, propagandas, ofertas e muito mais, para clientes de um bairro ou cidade específica.  

Com essa segmentação, você vai conseguir atingir as pessoas certas, que realmente estão a procura de um local como o seu. 

Comunicação mais rápida

Os aparelhos móveis permitem uma comunicação muito mais rápida, e essa é mais uma grande vantagem se sua empresa investir em Mobile Marketing.

Vale ressaltar que as pessoas ficam ligadas em seus celulares o dia todo, checando mensagens e notificações, e isso pode aumentar muito a eficácia das mensagens enviadas, conseguindo mais interatividade e conquistando os clientes. 

Através de simples SMS (que provavelmente serão lidos rapidamente), você pode avisar seus clientes de possíveis promoções e novidades. 

Como implementar Mobile Marketing?

Está a principal dúvida das pessoas: Como realizar ações de Mobile Marketing na minha empresa?

Bom, vamos abrir um pouco a sua mente e mostrar as melhores maneiras de implementação de Mobile Marketing na sua empresa.

SMS marketing

Apesar de ser a mais usada, e teoricamente a mais simples, o envio de SMS continua sendo uma das formas mais importantes de empregar Mobile marketing na sua empresa. 

Consiste no simples envio de mensagens rápidas, para uma lista de pessoas que já consomem seus produtos. Além de ser uma comunicação muito rápida, você ganha relacionamento com seu cliente, dando uma sensação de proxemia e importância para o mesmo. 

A grande vantagem dos SMS, é que eles possuem uma taxa de abertura muito grande, chegando a 98%. 

QR code marketing

O QR code é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados na implementação de um Mobile marketing.

Ele é basicamente um código em 2D, que é escaneado pela câmera do telefone. Assim que o código é verificado e validado, uma nova página se abrirá. 

Com ele você será capaz de estender o alcance do seu marketing tradicional, direcionando os clientes da sua empresa para qualquer página da web de forma rápida e segura. 

Quando você coloca um QR code nas embalagens de seus produtos por exemplo, ele poderá direcionar para um tutoria de como usá-lo, facilitando sua comunicação e poupando muito do seu tempo. 

Bluetooth Marketing 

Também conhecido como Marketing de proximidade, é uma diretriz que usa da capacidade do bluetooth de compartilhar arquivos de multimídia, para informar sobre seus serviços e produtos. 

Estes arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o estabelecimento.

Por se tratar de uma estratégia totalmente gratuita, não exigindo nenhum custo de manutenção ou taxa de uso, torna-se uma grande vantagem e um imenso diferencial.

Mas vale lembrar que o alcance do bluetooth é relativamente baixo, por isso deve ser usado em locais mais pequenos e agregadores. 

Podemos findar dizendo que, mediante aos fatos mencionados, investir em Mobile Marketing é uma necessidade iminente do mercado para qualquer empresa, conseguindo um forte posicionamento no mundo virtual, e uma visibilidade mais ampla de seu negócio. 

Interessante conversar um pouquinho sobre Mobile Marketing né? Por isso, não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais, levando mais conhecimento para as pessoas. 

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato