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Programa de fidelidade: vale a pena criar uma estratégia para a sua empresa?

Marketing Digital | 12 de maio de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 12 de maio de 2022

Você anda pensando em formas de atrair aquela parcela do público que quase nunca volta a comprar da sua empresa? A boa notícia é que um programa de fidelidade pode ajudar você a reter o cliente que já foi conquistado e fazer com que ele compre com recorrência.

Afinal de contas, todo consumidor gosta de receber algum tipo de recompensa ao realizar compras e isso pode ajudar sua empresa a aumentar o tempo de relacionamento com o cliente e o faturamento.

Abaixo, falaremos sobre as vantagens dos programas de fidelidade e mostraremos os passos para você criar um no seu negócio. Vamos lá?!

Como um programa de fidelidade funciona

Você tem em mente o custo médio de aquisição de um cliente no seu negócio? Ainda que você não saiba esse número exato, você pode ter certeza que fazer com que um cliente retorne ao seu estabelecimento mais vezes e gaste um pouco mais custa menos do que conquistar novos consumidores do zero — e essa ação pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Independentemente do segmento e porte, as empresas estão cada vez mais apostando em programas de fidelidade justamente porque essas ações permitem que a empresa aproveite a mesma base de clientes e a mesma estrutura física ou digital que ela já tem para criar novas oportunidades de vendas.

Na prática, existem diversos tipos de programas de fidelidade, mas todos têm um mesmo objetivo: influenciar o comportamento das pessoas. Para isso, a empresa precisa pensar em fatores racionais e emocionais capazes de solucionar uma dor dos clientes e fazer com que eles retornem ao estabelecimento. Quer um exemplo?

Imagine uma empresa de transporte aéreo. Ela oferece créditos ou pontos de acordo com o número de viagens reservadas e, conforme o cliente vai acumulando mais pontos, ele começa a ganhar benefícios como embarque sem esperar na fila, por exemplo. 

Vamos ao caso de uma pizzaria. Todos os clientes adoram o local e o cardápio, mas sentem que o preço dos produtos pode estar um pouco acima do valor que eles estão dispostos a pagar. A empresa, para fidelizar e incentivar essas pessoas a comprarem outras vezes, oferece um sistema que, ao realizar 5 compras, a próxima pizza sai por conta da casa.

As vantagens para as empresas

Como dissemos, um programa de fidelidade ou incentivo pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Falaremos um pouco sobre os principais abaixo!

Maior engajamento dos consumidores

Trabalhar com um programa de fidelidade fará com que o engajamento do público aumente. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 71% dos brasileiros recomendam marcas a amigos e familiares quando ficam satisfeitos.

Mais do que isso, dados apresentados pela Forbes mostram que os clientes adquiridos através de recomendações têm uma taxa de retenção 37 vezes maior. E, segundo pesquisa da Access, 81% dos consumidores estão dispostos a continuar comprando de marcas que oferecem programas de fidelidade.

Fidelização de clientes

Conquistar um novo consumidor é muito mais trabalhoso do que fidelizar os clientes que sua empresa já tem. Pense que, para conquistar um novo cliente será preciso investir em publicidade, marketing e mão de obra. Já o cliente que faz parte de um programa de fidelidade pensará bem antes de partir para a concorrência.

A mesma pesquisa da Opinion Box mostrou que 76% dos entrevistados se dizem fiéis a alguma marca e 70% deles ficariam decepcionados se essas marcas deixassem de existir. 

Aumento nas vendas

O principal benefício do programa de fidelidade para as empresas é o aumento nas vendas. Afinal de contas, o objetivo dessas ações é fazer com que os clientes comprem com recorrência, certo? Como dissemos, as pessoas gostam de receber vantagens e benefícios e, se a recompensa oferecida for muito boa para as pessoas, elas farão o máximo possível para alcançá-la — ou seja, comprarão cada vez mais para garantir esse benefício.

Construção de um banco de dados

Um programa de fidelidade permite que sua empresa conheça mais a fundo os consumidores e, com isso, crie novas oportunidades de vendas ao oferecer os produtos certos para as pessoas certas. Esses dados são fundamentais também para a medição dos resultados de cada ação bem como para entender o nível de confiabilidade e credibilidade entre empresa-consumidor.

Tipos de programas de fidelidade

Existem diversas maneiras de estruturar um programa de fidelidade. Vamos mostrar a você os principais tipos existentes no mercado. Acompanhe!

1. Programa de pontos

Esse é o tipo de programa de fidelidade mais tradicional. Na prática, quanto mais a pessoa gastar, mais pontos ela vai acumulando e, ao atingir determinada pontuação, o cliente recebe um certo prêmio.

2. Programa pago

Esse tipo de programa de fidelidade funciona como um clube de membros VIP, que pagam um certo valor para receberem benefícios exclusivos.

3. Programa social

Ao invés de dar descontos ou oferecer brindes ou vantagens, algumas empresas incorporam os valores do negócio diretamente no carrinho de compras e, ao finalizar a transação, o cliente pode escolher ajudar alguma instituição, seja de causa social, animal ou ambiental, por exemplo.

5. Programa de parcerias

Muitas empresas estão buscando parcerias para fidelizar a nova geração de consumidores. Ao invés de oferecer descontos, esse tipo de programa oferece ao cliente soluções desenvolvidas por outras empresas. Basicamente, ao comprar um produto, o cliente tem acesso a algum aplicativo desenvolvido por uma empresa parceira. 

Como criar um programa de fidelidade

Antes de lançar um programa de fidelidade, sua empresa precisa avaliar se esse é o caminho certo. Mais do que isso, é preciso entender que o programa de fidelidade não tem fim e que todos os colaboradores precisam estar engajados em fazer com que os consumidores sintam vontade de comprar novamente. Além disso, se esse programa não estiver bem organizado, o prejuízo pode ser grande.

Por isso, o primeiro passo é avaliar se essa é a melhor opção no momento e, se sim, qual o tipo de programa que mais se encaixa com o perfil da empresa. Depois, é preciso pensar em quais serão os benefícios e como o programa vai ser colocado em prática. Lembre-se sempre de avaliar cada passo e ajustar as estratégias sempre que necessário.

Agora, quem dirá se um programa de fidelidade vale a pena ou não é você. Mostramos neste artigo os principais benefícios que essas ações podem gerar para as empresas, mas, assim como qualquer outra estratégia de vendas e relacionamento, é preciso analisar o contexto do seu negócio para saber se você deve ou não criar um programa de fidelidade, ok?

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