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Marketplace: o que é, como funciona e como vender por esse canal

Marketing Digital | 19 de janeiro de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 19 de janeiro de 2022

É possível que alguém já tenha dito a você que um marketplace pode aumentar o seu faturamento. E na verdade pode mesmo. Afinal de contas, esses espaços virtuais permitem que os consumidores encontrem tudo o que precisam em um só site — desde vestuário, eletrônicos, materiais escolares e artigos esportivos — e com valores atrativos, e você pode ser um dos lojistas que vendem por esse canal.

Mercado Livre, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas S.A. e Amazon são os principais nomes desse mercado, que foi responsável por 78% do faturamento do comércio online em 2020. 

Mas como um marketplace funciona na prática e quais são as vantagens de anunciar nesses espaços? Falaremos sobre isso ao longo do texto. Acompanhe! 

O que é marketplace?

Marketplace é, basicamente, uma plataforma online intermediadora de vendas. Nesses espaços, existem diversas empresas oferecendo seus produtos a inúmeros clientes, que podem acessar um mesmo produto com uma grande variedade de preço, por exemplo.

Esse é um espaço onde vendedores e compradores se encontram, como em um shopping ou uma feira, por exemplo. A única diferença é que as transações comerciais acontecem em um ambiente virtual.

Então, se por um lado os consumidores conseguem avaliar preço em diferentes lojas e adquirir inúmeros itens em um só local, os vendedores e prestadores de serviço têm a oportunidade de divulgar seus negócios nessas vitrines online e fidelizar mais pessoas.

Na prática, os vendedores criam o perfil de suas lojas em uma plataforma de marketplace e cadastram seus produtos. Para isso, é preciso pagar uma comissão sobre a quantidade de vendas ou uma mensalidade para a plataforma.

Marketplace e loja virtual: quais as diferenças?

Existem várias palavras que envolvem o mundo do e-commerce, ou comércio digital/eletrônico, o que pode vir a confundir os empreendedores de primeira viagem. Esse é o caso de marketplace e loja virtual.

Se ambos os espaços são pensados para vender produtos online, quais as diferenças entre eles?

Como dissemos, o marketplace é uma plataforma onde vendedores e prestadores de serviços pagam para anunciar seus produtos. Muitas vezes, o próprio marketplace cuida da logística, de pequenas ações de marketing e do gerenciamento de estoque do vendedor. Aqui, os vendedores disputam espaço entre si.

Por outro lado, uma loja virtual é o espaço de uma empresa na internet. É seu site oficial. E somente você tem acesso a ela. Você vende seus produtos ou serviços sem o intermédio de alguém.

Existem empresas que, além de suas lojas virtuais, ainda oferecem seus produtos em marketplaces como uma estratégia de vendas. Por outro lado, empreendedores que ainda não têm site optam pelos marketplaces devido à praticidade para quem está iniciando do zero.

Quais os principais marketplaces do mercado?

Com o aumento das vendas online, principalmente durante o período de pandemia de coronavírus, os marketplaces também foram crescendo. Muitos deles já existem há anos, alguns foram lançados mais recentemente. Conheça os principais marketplaces do Brasil.

1. Mercado Livre

O Mercado Livre foi fundado em 1999 na Argentina e seu maior objetivo é democratizar o comércio eletrônico. Operando em 18 países atualmente, são criadas, em média, 60 milhões de ofertas de automóveis, produtos e serviços em tempo real. De acordo com a plataforma, são geradas no site 9 vendas por segundo.

2. Shopee

Com sede em Singapura, o Shopee, criado em 2015, levou apenas dois anos para alcançar o posto de marketplace mais baixado no Brasil segundo a Forbes. Com um custo mais baixo que os concorrentes, o Shopee vem revolucionando o e-commerce por meio da gamificação.

3. Amazon

A Amazon é conhecida internacionalmente por suas entregas rápidas, produtos tecnológicos e mercado varejista. Fundada em 1995 nos Estados Unidos, a empresa só começou a operar no Brasil em 2012 — e o marketplace aqui foi anunciado apenas em 2017. 

4. Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das maiores empresas do Brasil e sua fundação data da década de 1950. Há quem diga que o Magazine Luiza foi a primeira loja virtual do país, ainda em 1999. De lá para cá, a empresa expandiu, e muito. Hoje, o Magalu integra as mais diversas soluções para vendedores e compradores. 

5. Via Varejo

O Via Varejo Marketplace engloba as empresas Casas Bahia, Ponto (ex-Pontofrio) e Extra. Juntas, geram mais de 3 milhões de transações na internet por ano. A história da Via Varejo é um pouco mais recente, comparada ao Magazine Luiza, por exemplo, já que a empresa surgiu em 2010. Atualmente, esse é um dos maiores players do comércio eletrônico brasileiro.

6. B2W Companhia Digital

A B2W nasceu em 2006 da fusão entre Americanas, Submarino e Shoptime. Ao passar dos anos, o grande grupo foi adquirindo outras empresas para auxiliar nos canais de vendas online. 

Quais as vantagens e desvantagens de vender por esses canais?

Os marketplaces podem ser ótimos aliados da sua empresa, mas antes de se cadastrar em algum deles, vale a pena avaliar alguns dos prós e contras de anunciar por esses canais. Veja a listagem abaixo.

Vantagens

  • aumento de visibilidade da sua loja;
  • maior retenção de clientes;
  • menos custo com marketing;
  • maior alcance;
  • alto potencial de faturamento.

Desvantagens

  • comissão cobrada pela plataforma;
  • competição com a concorrência dentro da plataforma;
  • páginas não customizáveis;
  • falta de controle sobre a experiência do usuário.

Claro que esses são apenas alguns pontos. É preciso avaliar o suporte oferecido pela plataforma e questões de segurança de dados, por exemplo.

Como se cadastrar em um marketplace?

Antes de tudo, você deve avaliar as opções de marketplace de acordo com o segmento da sua empresa, além de conhecer as políticas de vendas de cada marketplace escolhido. Entenda o percentual cobrado por eles sobre as vendas e avalie se isso faz sentido para o seu negócio. 

A partir daí basta cadastrar sua empresa no site do marketplace e aguardar a análise e confirmação do cadastro. Depois, é só cadastrar seus produtos e começar a vender.

Conseguiu entender o que é e como funciona um marketplace? Utilizar essas plataformas pode trazer muito resultado para o seu negócio se pensado de forma estratégica, mesmo que você tenha — ou não — uma loja virtual.

Se o artigo ajudou você, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essas plataformas!

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