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Vale a pena ter um site? Descubra aqui!

Marketing Digital | 5 de janeiro de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 5 de janeiro de 2022

Se você criou um novo negócio nos últimos anos, deve ter percebido o papel poderoso que as redes sociais têm de aumentar a visibilidade da marca e gerar vendas, não é mesmo? Só para você ter ideia, em 2020, 34% das compras online foram intermediadas pelas redes sociais, sendo o Instagram a plataforma responsável pela maior parte desse número.

Então você deve pensar: ainda vale a pena ter um site? E já adiantamos que sim. Ter um site é indispensável para quem quer escalar as vendas. Continue a leitura e entenda!

Entendendo os objetivos de cada canal

Para começar, precisamos deixar claro que cada canal digital de uma marca tem seus próprios objetivos, determinados pela pessoa responsável pelo marketing ou por uma agência que faça esse trabalho, por exemplo. E não existe um ponto que dê mais retorno que outro, afinal de contas, com o atual cenário da comunicação, a convergência deve ser mantida.

Ou seja, site, redes sociais, e-mail… não importa qual seja a estratégia, todas elas levam a um ou mais objetivos. Vendas? Reconhecimento de marca? Geração de novos contatos? É você quem decide.

Com o empreendedorismo sendo uma das saídas durante a pandemia, muitas pessoas acabaram confundindo as redes sociais, principalmente o Instagram, com a própria empresa. Por isso, antes de mais nada, lembre-se de que esses canais são os meios pelos quais a sua empresa chega até o público.

Nas redes sociais, um dos principais focos para uma empresa deve ser o relacionamento com o cliente, que é muito forte por esses canais. E os conteúdos publicados por lá, na maioria delas, são muito mais dinâmicos. Fotos, vídeos e áudios criativos são publicados para chamar a atenção do consumidor e atingir um determinado objetivo.

Por outro lado, um site funciona de forma diferente. Com o passar do tempo, o Google consegue verificar que determinado site é referência em certo assunto. Com textos e imagens sendo indexados, as pessoas conseguem encontrar o seu negócio ao realizar uma pesquisa no buscador, por exemplo. Com o marketing de conteúdo, você pode criar textos para o blog da sua empresa e gerar ainda mais visitas para o site.

Em ambos os casos, é preciso ter planejamento e entender o que se quer com cada canal. Como dissemos, o importante é que todas as ações realizadas pela sua empresa direcionem para um ponto comum.

Um site pode fazer inúmeras coisas para o seu negócio

No início deste texto, dissemos que vale a pena sim ter um site, principalmente para quem quer escalar as vendas. Afinal de contas, é quase impossível fazer sua empresa crescer atendendo um a um, individualmente, não acha?

Mais do que isso, ter um site permite que você venda 24h por dia, 7 dias por semana. Com as estratégias alinhadas, você aumenta as chances de se tornar referência no seu ramo de atuação.

Entenda um pouco mais sobre o que um site pode fazer pela sua empresa!

Facilitar a jornada de compras

Se o caminho que um consumidor tiver que percorrer para finalizar uma compra for muito longo, a probabilidade de ele desistir no meio do caminho é enorme, isso porque as pessoas buscam solucionar uma dor com os serviços ou produtos de uma empresa e elas querem isso para ontem, sem enrolação no meio do caminho.

Imagine o seguinte cenário: uma loja de moda feminina realiza publicações no Instagram e, a todo momento, novas clientes pedem informações pelo direct. Tamanho, cores disponíveis, preço, frete… Chega uma hora que fica inviável continuar dessa maneira.

Com um site, a loja consegue compilar essas informações em uma única página de produto e o cliente consegue finalizar a compra de uma forma mais simples, rápida e prática.

Aumentar as vendas

Um site é o endereço da sua empresa na internet. Por meio dele, é possível mostrar ao mundo o que sua empresa faz, quem são as pessoas por trás dela, seus valores e, principalmente, seus produtos e serviços.

Com a pandemia de coronavírus, as pessoas passaram a comprar cada vez mais online e a tendência é que esse movimento só aumente. Por isso, o site é a porta de entrada dessas pessoas para o universo da sua marca. 

Melhorar a visibilidade da marca

Além das redes sociais, um site é indispensável para melhorar a visibilidade da sua empresa, isso porque você pode utilizá-lo estrategicamente para gerar mais tráfego qualificado.

Com as palavras-chaves corretas na descrição dos seus produtos, por exemplo, você tem a chance de aparecer na primeira página de busca do Google. Trabalhar com uma estratégia de conteúdo — unindo site e redes sociais, por exemplo —, também é uma ótima forma de ser visto pelas pessoas.

Mensurar dados de forma estratégica

Um site também pode oferecer inúmeros dados de seus clientes e do desempenho da empresa. Com a integração entre o site e um sistema de gestão, por exemplo, você consegue avaliar quem comprou, quando comprou, qual o valor médio das compras, o que ficou parado no estoque, quais produtos vendem mais, entre outros pontos essenciais para a tomada de decisão no seu negócio.

Lembre-se que uma empresa, na sua essência, precisa vender. Aprimorar esse processo com os dados coletados pelo seu site com certeza trará resultados positivos para o negócio.

Com as redes sociais se mostrando cada vez mais relevantes na hora de fechar uma venda, é comum que as pessoas ainda fiquem em dúvida se vale a pena ou não ter um site. Contudo, como você pôde conferir, é por meio de um site que você conseguirá escalar as vendas da sua empresa, além de entender melhor o seu público e performance do negócio.Quer acompanhar mais conteúdos como este? Então siga a Valik Media nas redes sociais: Instagram e Facebook.

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