O BLOG DO MARKETING

Como o Live Commerce pode alavancar suas vendas?

Marketing Digital | 23 de fevereiro de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 23 de fevereiro de 2022

Com a pandemia de covid-19, as empresas que ainda não haviam migrado para o ambiente digital precisaram dar esse grande salto para não verem suas portas fechadas. Mas se em 2020 a grande preocupação era a digitalização do comércio tradicional, em 2022 o assunto já está em outro nível.

O mercado varejista tradicional não suporta a grandeza do mercado digital e as plataformas de marketplace, muito utilizadas por lojistas do mundo todo, não garantem uma experiência inesquecível ao cliente… Então, o que fazer? Quais caminhos seguir para alavancar as vendas do seu negócio e transformar clientes em fãs da sua marca?

Principalmente para quem vende produtos físicos, o live commerce pode ser esse divisor de águas. Quer saber mais sobre essa tendência que se tornou realidade? Leia o artigo até o final!

O que é live commerce?

O live commerce ou live shop é uma modalidade de vendas que surgiu na China e, só em 2021, movimentou mais de US$ 131 bilhões. O intuito dessa estratégia é que os consumidores interajam com a marca ao vivo e comprem os produtos durante as transmissões.

Por mais que isso seja uma novidade no mundo digital, algumas marcas já vinham fazendo isso há muito tempo no varejo tradicional. Quer um exemplo? A Polishop! A empresa é pioneira em vendas multicanal e, com certeza, você já deve ter visto o canal de vendas da marca na TV. O que eles fazem é, basicamente, o mesmo do live commerce. As pessoas que assistem ao canal têm a chance de conferir ao vivo os produtos da marca e podem comprar os itens enquanto assistem às transmissões.

Com o live commerce no mundo digital, ainda há a vantagem de interagir de uma forma mais profunda com os clientes por meio dos chats durante as lives e gerar ainda mais conexão com essas pessoas.

E é por isso que essa estratégia é tão importante. Ela consegue aproximar as empresas de um público que está pronto para comprar e ainda oferece uma experiência única para os consumidores, que se vêem como parte do seu negócio. Afinal de contas, as pessoas não querem apenas comprar, elas querem que as empresas façam parte de seu crescimento.

Por que utilizar esse meio para vender?

Mesmo com o avanço da vacinação contra covid-19 e com a reabertura do comércio, as pessoas continuam comprando online. Em janeiro de 2022, o e-commerce brasileiro cresceu 20,56% a mais que no ano anterior e o que isso significa? Que as pessoas estão cada vez mais no ambiente digital — e esse é um movimento que só tende a crescer.

Veja que o live commerce é uma forma de oferecer boa parte das experiências do ponto físico e ainda outros diferenciais. O consumidor pode ver o produto sendo testado, pode tirar dúvidas ou pedir para o vendedor provar o item (no caso de marcas de moda). Além disso, as respostas são em tempo real.

Quer outro exemplo? Veja o caso da marca de colchões Zissou. Durante uma hora de live, eles esgotaram o estoque mensal de um produto que tem alto valor agregado, super premium e que, até poucos anos atrás, você só conseguiria experimentá-lo e testá-lo em uma loja física. 

Qual o passo a passo para uma live shop?

Por se tratar de um evento com a finalidade de gerar vendas, é preciso seguir alguns passos para que sua live shop tenha sucesso. Confira abaixo!

1. Planeje a live com antecedência

O primeiro passo para criar uma live shop é estabelecer o dia, o horário do evento e a plataforma em que o evento será transmitido. Essa preparação ajudará você a definir o tema da live, os produtos que serão divulgados, o período de duração do evento, se haverá desconto ou brindes para aqueles que comprarem na ocasião, entre outros pontos. Isso também ajudará você a ser mais assertivo em sua comunicação, gerando mais valor aos produtos e à marca, e a converter os espectadores em compradores.

2. Agende lembretes nas redes sociais

Com o planejamento pronto, é hora de comunicar o evento às pessoas. A melhor forma de fazer isso é por meio de lembretes nas redes sociais, como nos Stories do Instagram. Você pode, periodicamente, relembrar as pessoas do evento e pedir para que elas ativem a notificação para serem lembradas quando a live iniciar.

3. Avisar com antecedência 

No meio digital, as pessoas recebem inúmeros estímulos e a atenção vai sendo roubada por cada imagem, cada vídeo que passa pelo feed das redes sociais. Por isso, alguns dias antes do evento, crie postagens de lembrete e também para avisar os novos seguidores da live que vai acontecer. Não esqueça de informar onde a live acontecerá, o horário e o tema.

4. Tema que gere curiosidade

Se você disser às pessoas que sua empresa vai fazer uma live hoje, quantas delas você acha que participarão? Por isso, você precisa criar um contexto e convidar as pessoas para participar desse momento único. Em vez de apenas comunicar que a marca fará uma live shop, você pode dizer que fará uma live para quem quer ter os melhores materiais escolares, live da moda praia, live dos móveis customizados… por aí vai. Busque definir um tema interessante, que chame a atenção do público. 

5. Separe os produtos que você vai mostrar

Separar os produtos com antecedência é fundamental para não transmitir amadorismo ao público. Afinal, ninguém quer assistir a uma pessoa perdida e que não sabe onde encontrar os itens que serão divulgados.

6. Faça testes antes do evento

Nada pior do que perceber que um equipamento está faltando ou que a plataforma está com instabilidade, não é mesmo? Por isso, antes do evento, você deve testar todos os materiais e equipamentos que serão utilizados. Em caso de problemas, você terá um tempo hábil para contorná-los ou, em último caso, cancelar o evento sem ficar aquele clima estranho com a audiência.

Viu como o live commerce pode ser uma grande estratégia para o seu negócio? Essa nova forma de vender no universo digital vem sendo utilizada por grandes marcas e já provou que, quando bem estruturada, traz grandes resultados. Lembre-se sempre de manter o público engajado, falar sobre a sua marca e agradecer a participação de todos.

Você já criou alguma live shop? Como foi essa experiência? Compartilhe com a gente nos comentários!

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato