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Por que branding é importante? Confira alguns motivos.

Marketing Digital | 12 de junho de 2022 ─ 5 min. de leitura
Por que branding é importante? Confira alguns motivos.
Por oblogdomarketing
Publicado em 12 de junho de 2022

O que vem à sua mente quando você pensa em uma marca que você gosta? Cores? Sons? Produtos? A forma como ela se comunica com o público? E o que faz uma marca ser tão lembrada pelas pessoas, como a Nike, com o slogan “just do it”; a Coca-Cola, com os comerciais sobre felicidade; ou a Netflix, com sua linguagem despojada nas redes? 

Quando uma marca está tão enraizada na mente das pessoas, isso significa que a empresa fez um grande trabalho de branding, ou seja, a marca conseguiu planejar e colocar em prática ações capazes de despertar sensações nos consumidores e conectar essas pessoas com o universo do negócio. 

Mas por que branding é importante? Com inúmeras marcas no mercado, que muitas vezes vendem o mesmo produto que o seu, é necessário investir em formas de se diferenciar da concorrência e fazer com que o cliente escolha o seu negócio no momento de decisão de compra.

Quer saber mais sobre branding? Continue a leitura!

O que é branding?

Ao criar um negócio, a primeira ação que tomamos é definir um nome, um logotipo e algumas cores que serão utilizadas pela empresa, certo? Afinal de contas, esses são os pontos principais (e indispensáveis!) para que o público ao menos reconheça seu negócio. Mas o branding é muito mais do que isso.

Além do nome, logotipo e cores, a escolha de fontes, a definição de um tom de voz, dos valores e das pessoas que vão representar seu negócio ajudam a criar uma personalidade para a sua marca. 

Você já percebeu como a Netflix interage com o público nas redes sociais? A marca Netflix criou um personagem, com seu próprio jeito de interagir com as pessoas, de resolver problemas e, o principal, com foco em ser lembrada pelas pessoas por essas características.

Como dissemos, o trabalho de branding é fazer com que as pessoas sintam alguma coisa por uma marca, criando conexões conscientes e inconscientes. Isso também ajuda a aumentar a percepção de valor da sua marca, e isso vai muito além do preço dos seus produtos.

Com um trabalho de branding bem elaborado e com um posicionamento que esteja de acordo com o seu público, você conseguirá transmitir às pessoas a essência do seu negócio e aumentar a relevância, a reputação e a visibilidade da sua empresa no mercado.

Por que branding é importante?

Tecnicamente, branding significa realizar uma gestão de marca. Mas o que é “marca” no fim das contas? Podemos definir marca como o conjunto de significados que existe na cabeça dos consumidores em relação a uma empresa ou instituição. E é papel do branding gerir essas associações — tangíveis, como qualidade dos produtos e reputação da marca, e intangíveis, como valores e causas associados à marca. 

Sabe aqueles ícones, símbolos, palavras, valores e até mesmo produtos que nos remetem a uma marca em específico? São as estratégias de branding que fazem com que eles cheguem a todos os pontos de contato entre empresa e cliente.

Isso porque o branding exerce dois papéis fundamentais para o sucesso de um negócio. Por um lado, quando há uma marca forte, que seja referência para as pessoas em determinado segmento, ela se torna a primeira escolha quando o cliente tomar a decisão de compra. Ou seja, você atrai mais pessoas para seu negócio, seja porque a reputação do negócio é boa ou porque o cliente se identifica com os valores da marca, como marca despojada, engajada com causas sociais, por exemplo. 

Por outro lado, o branding também é responsável por melhorar os indicativos do seu negócio. Com um posicionamento bem alinhado, sua empresa vende mais e os clientes ainda recomendam mais o negócio. Dessa forma, você consegue oferecer a essas pessoas novos produtos ou serviços, com um tempo reduzido de compra, e ainda cria fãs da sua marca, que vão representar, recomendar e defender as bandeiras do seu negócio.

Entenda que a Netflix só é a Netflix não porque a empresa oferece o serviço de streaming e tem séries ou filmes originais, mas porque é uma marca original, que sempre inova e é pautada na diversão.

No fim das contas, qualquer pessoa ou empresa consegue replicar produtos ou serviços de terceiros. O que vai diferenciar um negócio é a sua capacidade de se tornar memorável na vida das pessoas — e isso é quase impossível de ser copiado por alguém.

Como fazer o branding da sua empresa?

Agora que você já entendeu um pouco da importância do branding, vale ressaltar que cada vez mais as pessoas compram pelo motivo que você vende, e não pelo produto em si. Veja que as pessoas estão em busca de resolver problemas e o que vai definir uma compra é o quanto seu produto e sua marca ajudam o consumidor a lidar com esses problemas.

Por mais, mais do que o produto em si, você também precisa focar em outros pontos importantes para ter uma marca forte. Confira!

1. Posicionamento

Grandes empresas têm sua missão e seus valores bem definidos, além de uma personalidade e um propósito. Esses pontos ajudam você a saber para onde sua marca deve caminhar, quais são os próximos passos, quem você quer atingir e quais as formas que sua empresa vai interagir com o público. Então, foque em criar uma imagem clara e precisa do posicionamento do seu negócio.

2. Presença

Para ter sucesso, as empresas precisam ser vistas pelas pessoas. Afinal, em um mundo hiperconectado, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, busque formas de estar presente para o seu cliente, seja num ponto físico, na internet ou nos dois ambientes (online e offline).

3. Diferenciação

Muitos dos produtos ou serviços oferecidos no mercado são copiáveis, por isso busque formas de se diferenciar da concorrência e agregar ainda mais valor à sua marca.

4. Honestidade

Mais do que nunca, as pessoas compram de marcas que confiam, então a honestidade é fundamental para que seu negócio tenha sucesso não só agora, mas também no futuro.

Agora que você sabe por que branding é importante, o que acha de descobrir como uma agência de comunicação e marketing pode te ajudar? Confira nosso próximo post!

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