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Conteúdo para redes sociais: como planejar e criar posts do zero

Marketing DigitalConteúdoRedes sociais | 22 de novembro de 2021 ─ 6 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 22 de novembro de 2021

Estar presente nas redes sociais vai muito além de conquistar curtidas e comentários. Principalmente para empresas, as redes sociais são uma forma de estreitar o relacionamento com os consumidores e criar verdadeiras legiões de fãs.

Para isso, é necessário um posicionamento amigável e convidativo, que atraia cada vez mais o olhar das pessoas, transformando-as em clientes assíduos. E o conjunto de fotos, vídeos e texto é a melhor forma de captar a essência da sua marca.

Mas criar conteúdo para redes sociais não precisa ser uma dor de cabeça. Por isso, neste texto, vamos explicar os principais passos para você iniciar o planejamento dos conteúdos do seu negócio. Tudo pronto?

Entendendo os objetivos

Antes de criar um perfil profissional ou empresarial nas redes sociais, é importante que você entenda quais são os objetivos que o levaram a tomar essa decisão. Alguns deles podem ser:

  • aumentar a percepção da marca no mercado;
  • diversificar a base de contatos;
  • alcançar um novo público;
  • gerar tráfego para o site/blog; ou
  • realizar vendas diretas.

Caso você não saiba a razão de estar presente nas redes sociais, sua empresa provavelmente não alcançará os números que você busca. Portanto, pense na realidade da sua marca e desenhe uma estratégia que faça sentido para o negócio.

Escolhendo a rede social

Além dos objetivos, é preciso entender que estar presente em todas as redes sociais pode não ser a melhor estratégia, principalmente para quem está iniciando um novo negócio. Isso porque quanto mais pontos de conexão com o cliente sua marca tiver, maior deverá ser o monitoramento desses canais. E não é só isso. 

É importante avaliar também que, mesmo parecidas, cada rede social entrega um formato diferente de conteúdo e, além disso, seu cliente pode não estar presente em todas elas. Instagram, Pinterest, TikTok, YouTube, Twitter, Telegram, Facebook, WhatsApp… para fazer a melhor escolha, avalie o perfil dos seus consumidores, entenda quais redes sociais eles mais utilizam e direcione seus esforços, inicialmente, para uma ou duas delas. 

Definindo a linha editorial

Com os objetivos e as redes sociais definidas, é hora de criar a linha editorial da empresa, que nada mais é do que selecionar os temas gerais que serão abordados por meio das redes sociais. Quer um exemplo?

Imagine uma empresa que vende doces e que está presente no Instagram e Facebook. Como linhas editoriais, a confeitaria decidiu apostar em fotos e vídeos dos produtos sendo preparados, dos produtos prontos, das embalagens… Tudo de maneira harmônica e que desperta o paladar das pessoas que estão acessando as redes sociais da marca.

Por outro lado, uma empresa que trabalha com itens esportivos pode criar linhas editoriais mais focadas em subtemas, como alimentação e treinos, por exemplo. Dessa forma, a marca pode explorar esses subtemas de diversas maneiras, seja preparando refeições saudáveis ou explicando como prevenir lesões.

Uma linha editorial bem definida ajudará a marca a sempre seguir com um plano, evitando, assim, aqueles conteúdos que são publicados simplesmente porque a empresa precisava publicar algo. No mais, lembre-se de que os temas escolhidos precisam fazer sentido para o seu consumidor, de modo que eles sejam atraídos.

E não caia naquela de publicar apenas promoções, tendo em vista que as pessoas estão nas redes sociais para se conectarem.

Criando o calendário editorial

Com as linhas editoriais já estabelecidas, você deverá pensar em quantas publicações fará por semana e em quais horários. Em seguida, pense em que tipo de conteúdo você vai criar para cada dia: uma foto bem ambientada? um tutorial em formato de vídeo? os bastidores do negócio?

Nesse momento, você pode utilizar aplicativos ou programas para ajudar com a organização. Para pessoas mais visuais, o Trello e o Notion são boas opções, mas se você não está familiarizado com eles, o próprio Word ou o Google Docs podem ajudar. Você precisará apenas criar um calendário com a descrição daquilo que publicará nos dias específicos, como um cronograma.

De modo geral, o calendário editorial é importante para você manter uma frequência de publicações, reduzir atrasos e erros em postagens, equilibrar o tipo de conteúdo que está sendo compartilhado e ampliar os formatos utilizados, variando entre todas as funcionalidades de cada plataforma.

Dando vida aos conteúdos para redes sociais

O próximo passo é justamente a criação desses conteúdos. Para isso, analise o cronograma editorial que você criou no passo anterior e separe todos os itens necessários para a criação dos posts.

O contato visual chama muito a atenção das pessoas e é capaz de estimular emoções e manter as pessoas atraídas ou com vontade de saber mais sobre determinado assunto, por isso vale a pena lançar mão de aplicativos e ferramentas que ajudem na edição de imagens e vídeos, além de criar um ambiente apaixonante em caso de fotos e vídeos. 

Além disso, você também deve criar as copys de conteúdo ou legendas. Elas ajudarão o possível consumidor a tomar alguma decisão no momento em que ele visualizar as suas publicações, como curtir ou compartilhar a imagem ou até mesmo se engajar em realizar uma compra.

Publicando os conteúdos

Com os conteúdos visuais e textuais prontos e revisados, você deve publicá-los nos dias e horários definidos previamente. Isso pode acontecer de duas formas: manualmente ou por meio de ferramentas de agendamento de post. 

O Estúdio de Criação, por exemplo, é uma ferramenta da Meta, antigo Facebook, que permite o agendamento de publicações tanto para a rede social Facebook quanto para o Instagram, além de gerenciar todas as interações das páginas e ter acesso a dados interessantes sobre o público.

Analisando métricas

Após seguir o calendário de publicações e concluir o mês planejado (ou qualquer período que faça sentido no seu negócio), você precisa verificar o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhorado, afinal de contas como você vai posicionar a sua empresa rumo àqueles objetivos do início deste texto se não existem dados que mostrem se os esforços estão dando resultado?

Todas as redes sociais contam com uma ferramenta básica de analytics, na qual você pode verificar o número de curtidas, comentários, alcance, dias e horários que suas páginas tiveram mais interação, o perfil das pessoas que estão acompanhando suas páginas, entre outros pontos. Com esses dados em mãos, ajuste o que for necessário na sua estratégia.

Se você está começando a criar conteúdo para redes sociais do seu negócio, entenda que pode levar um certo tempo até você “acertar a mão”. O mais importante é ter os objetivos bem definidos e criar uma estratégia, assim, no final de um período, você conseguirá avaliar se está no rumo certo.

Este post ajudou você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas também aprendam a criar conteúdo!

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