O BLOG DO MARKETING

Marketing e gestão financeira: saiba como ter um negócio produtivo e eficiente

Marketing Digital | 6 de dezembro de 2021 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 6 de dezembro de 2021

Produtividade e eficiência são palavras-chave de qualquer processo gerencial, isso porque, cada vez mais, as empresas buscam alinhar ações, estratégias e esforços para chegar a um resultado positivo com o mínimo possível de recursos.

Nesse contexto, o marketing e o financeiro andam de mãos dadas. Afinal de contas, não há negócio sem clientes  e, sem uma organização financeira, a empresa está fadada à falência. Mas a relação entre marketing e gestão financeira vai mais além.

Com o surgimento das redes sociais, que se tornaram os principais canais de veiculação de propagandas, as empresas têm acesso a dados e informações importantíssimos sobre seus clientes, o que era muito mais difícil de obter em épocas passadas. Com isso, o marketing passou a ser cada vez mais estratégico, impactando diretamente nos resultados financeiros das empresas.

Então, o que acha de entender mais a fundo os papéis do marketing e do financeiro e como a sinergia entre esses setores pode promover ótimos resultados para o seu negócio? Confira!

A relação entre gestão, marketing e finanças

De modo geral, toda a gestão de uma empresa deve trabalhar alinhada ao marketing para que seja possível garantir o sucesso do negócio. Basta pensar que o time de marketing é capaz de prover informações relevantes sobre produtos, clientes e mercado, levando a empresa a desenvolver campanhas mais acertadas, mas isso só é concretizado por meio de um planejamento prévio e da disponibilização do orçamento.

Nessa relação, o marketing, por meio de inúmeras estratégias, tem o objetivo de trazer capital para o negócio, mas o financeiro precisa garantir o investimento mínimo para tais ações. E é justamente por isso que, quando as finanças estão desalinhadas ou quando o marketing não está conseguindo gerar resultados positivos, a empresa começa a enfrentar dificuldades.

Sendo assim, para alcançar melhores resultados, não só em vendas, mas também de percepção de marca, de fidelidade, entre outros pontos, é importante que o dono do negócio — principalmente de pequenas e médias empresas — olhe para essa relação com mais cuidado. Ainda que os esforços de pequenos e médios negócios geralmente sejam voltados, na maioria, somente para os processos comerciais e de vendas, o papel do marketing é indiscutível para aprimorar ainda mais as ações, estratégias e campanhas de vendas.

Vantagens do marketing alinhado à gestão financeira

Quando uma empresa avalia suas estratégias financeiras levando em consideração o retorno que o marketing pode oferecer, diversas vantagens começam a ser vistas. Confira abaixo alguns desses benefícios.

Uso eficiente de recursos

Quando o marketing passa a ser um dos pilares do planejamento financeiro, é possível ter um uso mais eficiente dos recursos, isso porque o departamento de marketing conseguirá informar, com base em dados e métricas de um determinado período, por exemplo, os valores necessários para que uma campanha vá ao ar. Com isso, a empresa evita gastos desnecessários relacionados à produção de campanhas e consegue medir com eficiência, mais para frente, o desempenho dessas ações.  

Otimização de resultados

Como dissemos, quando o marketing anda ao lado do financeiro, uma das principais vantagens obtidas pela empresa é o fato de poder avaliar suas ações com maior precisão. Os resultados, portanto, independentemente de positivos ou negativos, podem ser analisados com base em dados reais e otimizados conforme os objetivos da organização. De qualquer maneira, os resultados de campanhas podem ser otimizados e alinhados com esforços financeiramente viáveis.

Aumento de produtividade

Com o marketing atuando fortemente na atração de clientes e com o financeiro oferecendo o capital necessário para isso — ou pelo menos estipulando um teto para essas ações de acordo com a realidade de cada negócio —, todas as ações de marketing podem ser pensadas de acordo com os recursos disponíveis, o que ajuda a delimitar as ações de cada projeto e, com isso, aumentar a produtividade de todas as pessoas envolvidas. 

Controle de orçamento

Por fim, também há um controle maior do orçamento empresarial quando marketing e financeiro são pensados paralelamente. Veja que seus esforços de vendas estarão sendo controlados minuciosamente e, com isso, você saberá o que entra e o que sai do caixa da empresa.

4 passos para alinhar marketing e financeiro

Na prática, unir marketing e financeiro envolve algumas etapas, ferramentas e pessoas qualificadas. Confira!

1. Ter um sistema de gestão (ERP)

Um sistema de gestão, mais conhecido como ERP, é capaz de integrar todas as frentes do seu negócio em um só software (financeiro, logística, administrativo, RH etc.). Por isso, contar um sistema desses ajudará a gestão a ter um controle maior de todos os processos, o que interfere diretamente nas finanças empresariais.

2. Definir metas e orçamento de marketing e financeiros

O segundo passo é entender aonde a empresa quer chegar nos próximos meses ou nos próximos anos. Quais são os objetivos gerais e os objetivos de cada setor? Como a empresa quer se posicionar no mercado? 

Portanto, será preciso definir metas e orçamentos não só para o marketing, mas para todo o setor financeiro, de forma que o capital seja utilizado de forma consciente e efetiva. Se necessário, adicione uma margem aos valores finais.

3. Mensurar e otimizar resultados financeiros

Depois de colocar suas ações financeiras em prática, será preciso analisá-las de perto, para entender o que deu certo ou não. A melhor saída é contar com relatórios e dados concretos, que ajudem a gestão a compreender os últimos meses ou semanas — de acordo com a análise que será feita.

4. Aplicar, analisar e reestruturar as campanhas de marketing

E o marketing também precisa, sucessivamente, analisar as métricas de cada ação. E não precisa ser apenas o macro. Verificar o andamento de pequenas ações diárias é indispensável para que as campanhas como um todo deem certo.

No fim das contas, este é um ciclo, no qual financeiro e marketing alinham seus objetivos, as metas, o orçamento, e colocam suas estratégias em prática, sempre avaliando o que deu certo ou não. Mas sempre um com base no outro. Dessa forma, você conseguirá alcançar o ponto de equilíbrio da sua empresa, que é quando o negócio não tem mais prejuízos e qualquer valor acima desse ponto pode ser considerado lucro.

Você tem dúvidas sobre essa relação entre marketing e gestão financeira? Então, deixe um comentário!

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato