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Como criar um e-mail Marketing?

Marketing Digital | 19 de novembro de 2019 ─ 4 min. de leitura
maneiras de criar e-mail marketing
Por Luana L.
Publicado em 19 de novembro de 2019

Assim como restaurantes e lanchonetes podem ter garçons educados e comunicativos, uma empresa digital também pode e deve manter um bom relacionamento com seus clientes.

E uma das melhores formas de manter essa interatividade acessa é a através do envio de e-mails, ou melhor, e-mail marketing. Essa é uma técnica bastante utilizada atualmente e que de fato gera resultados. 

O problema é que poucas pessoas sabem montar um bom e-mail marketing, mas como hoje é seu dia de sorte, vamos ensinar o passo-a-passo desse projeto agora. 

Ficou curioso para saber as melhores maneiras de criar e-mail marketing? Fique conosco e acompanhe. 

Faça sua lista

O ponto inicial para a criação de um e-mail marketing é a montagem da lista de destinatários. Mas antes de escolher essas pessoas, você deve pensar em técnicas de captação, pois dessa forma irá conseguir leads que realmente estão interessados no seu produto. 

Várias estratégias de captação podem ser utilizadas, como por exemplo: Mailings, Landing Pages e Pop-us contextualizados. 

Todas essas três são ótimas diretrizes, que podem ser usadas de forma individual e coletiva. 

Escolha seu ESP

Passada a fase da captação, é necessário achar boas ferramentas de disparo, ou ESP (Email Service Provider). 

Essas ferramentas servem para melhorar a assertividade de disparos, atingindo um número maior de pessoas em menos tempo. Alguns softwares são usados com essa finalidade, como o RD Station. 

Definição da estratégia de comunicação

Chegamos a uma parte chave da montagem do e-mail, pois é aqui que você decide o conteúdo a ser tratado, junto com a linguagem utilizada. E para essa etapa ficar bem delimitada, você precisa responder algumas perguntas: Quem é seu público? Quais ações pretende realizar com seu Email Marketing? Qual a linguagem da sua empresa? O que você considera sucesso para seus emails?

Quem é seu público?

Nessa parte você vai delimitar seu público-alvo. Essa fase é muito importante pois filtra quem realmente vai se interessar pelo que você tem a oferecer.

Para segmentar seu público-alvo, é interessante que você monte personas ou avatares, pois dessa forma seus potenciais clientes ficarão bem exemplificados. 

Quais ações pretende realizar com seu email marketing?

Para responder essa pergunta você deverá estipular um objetivo e definir a função do seu e-mail, seja ele de cunho informativo, dedicado a vendas, educativo ou financeiro. 

Qual a linguagem da sua empresa?

A linguagem da sua empresa precisa ser definida também. Ela vai ser como um quiosque de surf, ou um escritório de advocacia? 

Vale lembrar que a linguagem de um local diz muito sobre ele, então tome cuidado com as impressões passadas através da linguagem. 

O que você considera sucesso?

Você provavelmente tinha metas quando decidiu criar um e-mail marketing, e é nesse ponto que o sucesso entra. 

Quando você alcança seus planejamentos, é muito importante alcançar outros, promovendo evolução para o seu negócio.

Escolha seu nome

Uma dica muito importante é criar um nome mais pessoal, pois gera interatividade e empatia nos destinatários. 

Nomes de empresas na descrição do e-mail gera um ar profissional demais, pouco flexível e até certo ponto intimidador, por isso é muito importante promover pessoalidade com nomes mais comuns. 

Planeje o relacionamento com os clientes

Passadas as etapas de criação introdutória e formatação de conteúdo, é necessário um planejamento de relacionamento com seus captados. A dica principal é achar um equilíbrio nos envios de e-mais, não enchendo a caixa de mensagem dos seus clientes. 

Caso você envie muitos e-mails, sua base irá saturar e suas taxas de abertura diminuir, mas se o envio for baixo demais, a base vai desengajar e esquecer do conteúdo. 

Por isso sempre mantenha o equilíbrio, faça planilhas e se possível observe cada cliente de maneira individual. 

Segmente seu público

Para aumentar a assertividade dos seus e-mails, segmente o seu público em nichos e escreva e-mails diferentes para cada um deles.

Essa é uma etapa muito válida, pois um conteúdo bem escrito enviado para um público segmentado, é certeza de sucesso.

Análises e testes

Por fim, temos as análises e testes. Basicamente é a avaliação do que seus e-mails geraram. Nessa hora você vai descobrir se as metas foram cumpridas e se o retorno foi satisfatório. 

Análise detalhe por detalhe, como: Taxa de clique, taxa de abertura, conversões e demais exemplos. 

Deixando esses números organizados, você poderá observar o que está bom e as coisas que ainda precisam melhorar. 

Feita a argumentação, podemos dizer que utilizar e-mail marketing é uma ótima estratégia no meio do Marketing digital, pois alcança, fideliza e relaciona muitos clientes. Não tenha medo de tentar e comece a montar o seu!

Interessante observar as principais diretrizes para montar um e-mail marketing né? Se o texto realmente despertou a sua atenção, compartilhe nas redes sociais.

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