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Persona: por que ela importa para minha empresa?

Marketing Digital | 18 de dezembro de 2018 ─ 3 min. de leitura
persona
Por Luana L.
Publicado em 18 de dezembro de 2018

Qualquer projeto de Markting Digital começa com um bom planejamento e nele há alguns pontos importantes que são indispensáveis, como a criação das personas. Muitas vezes, você pode achar que ela seria o mesmo que seu público alvo, mas não é nada disso. Afinal, a persona é o seu cliente ideal, isto é, a materialização dele.

Por isso, a criação das personas é um passo essencial para o planejamento e precisa ser feita com cautela e com base em muitas análises. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar lendo que esclarecemos todas as suas dúvidas!

Personas: o que são?

Como dissemos, as personas são a idealização de um cliente de acordo com o que sua marca é e faz. Por exemplo, em uma loja de roupas ela poderia ser assim representada:

Fernanda, 23 anos, solteira, é publicitária e mora em um bairro de classe média próximo ao centro da cidade. Por ser da área de comunicação, ela está sempre antenada nas redes sociais e em portais de notícia. É muito extrovertida, engajada em movimento sociais e ama cachorros, tanto que possui 3: Tobias, Tino e Luna. Quando vai às compras, preza muito pela qualidade e consciência ambiental da marca, já que é vegana. É independente financeiramente e não se importa com o preço a pagar, desde que a produção da peça respeite a natureza. Sua maior dificuldade é ter tempo para procurar marcas que sejam compatíveis aos seus valores. Por isso, fica sempre atenta à internet para tentar encontrar brechós e lojas do tipo, pois é o meio mais fácil para ela.

Dessa forma, a persona é um personagem fictício criado com base no público alvo. Seu principal objetivo é direcionar melhor a comunicação com o cliente. Afinal, é preciso haver uma padronização de tom das suas redes sociais, blog posts, site, enfim, é necessário saber com quem você está se comunicando.

Além disso, é indispensável adequar sua forma de comunicação também e é para isso que existem as brand personas.

Buyer x Brand persona: qual a diferença?

A buyer perona é a que explicamos anteriormente, ela é um personagem fictício que representa seu cliente ideal.

Já a brand persona, que também é um personagem fictício, é a humanização da sua marca, ou seja, um ser que vai representar seu negócio.

Ela é importante para que você adeque seu posicionamento nas redes sociais, no modo de falar com os clientes e tudo mais que envolve comunicação. Com ela, fica muito mais fácil que todos os funcionários da empresa, por exemplo, internalizem como a organização se comunica externamente, criando uma padronização e levando a uma maior assertividade nesse processo.

Por que a brand persona não pode ser você mesmo?

Mas então, a brand persona seria eu mesmo? O dono da empresa?

Não! Ela não pode ser você mesmo pelo simples fato de que é necessário haver uma separação entre a marca e quem você é pessoalmente. Nem sempre o posicionamento e o tom da empresa será o mesmo que o seu. Afinal, não é tudo o que dá certo na sua vida pessoal que se aplica ao modo como o mercado funciona.

Por isso, é preciso construir uma marca que consiga se comunicar de uma maneira profissional, mas humanizada ao mesmo tempo. Tendo o princípio básico da empatia e exclusividade com o cliente.

Como criar uma persona?

Por fim, para fazer a buyer persona da sua empresa, é preciso coletar dados concretos dos seus atuais e potenciais clientes. Por isso, utilize o método de entrevistas e preenchimento de formulários com perguntas que permitam fazer uma base de dados.

Além disso, ferramentas como o Google Analytics dão acesso a informações como localização geográfica do visitante do seu site e vários outras.

Já para brand persona, é necessário ter um planejamento de marca bem estruturado. Com base em informações de seu público, mercado, tom, posicionamento, metas, visão e valores, é possível criar sua persona de forma bastante assertiva.

Portanto, a persona é indispensável para qualquer projeto de marketing da sua empresa. Sem ela, é impossível avançar no planejamento e suas estratégias não receberão o retorno esperado devido à falta de alinhamento. Até mesmo o SEO pode sair prejudicado na falta dela.

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