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7 dicas de SEO para sua loja virtual crescer

Marketing Digital | 23 de dezembro de 2021 ─ 5 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 23 de dezembro de 2021

Você quer que sua loja virtual seja mais conhecida, ganhe autoridade no mercado, receba mais visitantes e aumente o número de conversões, isto é, de pessoas se transformando em clientes? Então, com certeza, você precisa saber os passos básicos de SEO para otimizar seu e-commerce.

SEO é uma das principais estratégias quando o assunto é marketing digital, isso porque ele pode levar o seu site à primeira página de busca do Google sem você ter que investir em anúncios. Interessante, não?

Neste texto, vamos falar sobre o que é SEO, explicaremos brevemente como o Google rankeia os sites e falaremos sobre 7 passos básicos para melhorar o SEO da sua loja virtual. Vamos lá?

O que é SEO para e-commerce

SEO vem de Search Engine Optimization, que em português equivale a otimização para mecanismos de busca. Essa estratégia vale para sites, blogs e e-commerces e é utilizada para que essas páginas apareçam no topo de resultados do Google, por exemplo, quando um usuário faz alguma busca.

Ficou um pouco confuso?

Imagine que você é dono de uma empresa de cosméticos naturais. Agora, pense que um usuário qualquer vai abrir a página de busca do Google e vai pesquisar por “sabonete natural com carvão ativado”.

Você disponibiliza esse produto no seu e-commerce, mas a pessoa que fez a busca não consegue encontrar o seu site porque diversas outras empresas, que oferecem o mesmo produto, apareceram primeiro como resultado da pesquisa.

Entenda que há uma hierarquia entre os resultados que o Google apresenta para essas buscas e, no exemplo acima, a empresa de cosméticos naturais estava na base dessa hierarquia, enquanto que as outras empresas brigam pelo topo da lista.

Mas como chegar até o topo e ser encontrado pelas pessoas?

É sobre isso que discutiremos a seguir.

Como o Google ranqueia os sites

Antes de prosseguirmos, é importante que você entenda que o Google considera mais de 200 fatores na hora de decidir quais páginas apareceram em primeiro lugar na SERP — Search Engine Results Page nada mais é do que a página onde aparece a lista dos resultados de pesquisas feitas no buscador.

Alguns desses fatores são autoridade de domínio, relevância dos links internos, conteúdo original e de qualidade, utilização de palavras-chave, tempo de carregamento do site, entre inúmeros outros.

No fim das contas, é esse conjunto de fatores que fará com que o seu e-commerce apareça no topo da lista de resultados do Google, gerando um aumento nas vendas e superando a concorrência

Mas agora você pergunta: “eu preciso atender a todos esses fatores?” Na verdade, de início, não. Vale lembrar que o seu site não vai aparecer no topo do Google da noite para o dia e o primeiro passo é começar pelo básico.

Dando início a uma estratégia de SEO

Listamos abaixo alguns dos principais passos para você começar a melhorar o SEO do seu e-commerce e fazer a sua loja virtual crescer. 

1. Conheça sua persona

A persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. Diferentemente do público-alvo, em que há uma generalização das informações, a persona abrange uma descrição completa (com nome, idade, região onde mora, estado civil, educação, hobbies e dores) do tipo de pessoa que compraria da sua empresa.

Dessa forma, com uma persona bem definida, você conseguirá encontrar palavras-chave certas para o seu negócio e criar conteúdo realmente adequado a esse público, o que influenciará positivamente o SEO do seu e-commerce. 

2. Defina as palavras-chave

Palavras-chaves são termos que informam ao Google sobre o que suas páginas estão falando. Lembra o exemplo da empresa de cosméticos naturais? A palavra-chave utilizada pelo usuário no momento da busca foi “sabonete natural com carvão ativado”. Dessa forma, as páginas que utilizam essa palavra-chave ou outras expressões semanticamente relativas têm maiores chances de alcançarem o topo do Google.

Com algumas ferramentas disponíveis na internet, é possível saber exatamente o que o usuário está pesquisando sobre o seu nicho de atuação e, assim, ajustar esses termos dentro das páginas da sua loja. Portanto, faça um estudo e anote as principais keywords relacionadas ao seu negócio.

3. Use palavras-chave em títulos e descrições de produtos

Da lista de palavras-chave que você criou no item anterior, incorpore-as nos títulos e nas descrições de cada produto. Dessa forma, o Google entenderá que suas páginas tratam de um assunto específico. Quer um exemplo?

Voltando para a empresa de cosméticos naturais, o título do produto poderia ser “Sabonete Natural de Carvão Ativado”, “Sabonete Natural com Cartão Ativado e Óleo de Laranja” ou “Sabonete Natural com Carvão Ativado para Peles Oleosas”, isso de acordo com as especificações do próprio produto e do público. 

4. Use palavras-chave na URL

Além dos títulos e descrições, o Google também considera as páginas que utilizam a palavra-chave na URL. Um exemplo para a empresa de cosméticos naturais seria:

www.cosmeticosnaturais.com.br/sabonete-natural-carvao-ativado-peles-oleosas

5. Dê atenção às fotos

As fotos que você publica no seu e-commerce também influenciam no SEO de cada página. Por isso, tente utilizar a palavra-chave no nome do arquivo de imagem, mantenha as fotos dentro das proporções adequadas e tente preencher o campo de Texto Alt das imagens, que é o texto que aparece quando passamos o cursor sobre uma foto. 

6. Abuse de links internos

Utilizar links internos, ou seja, links do seu próprio site, nas páginas do seu e-commerce faz com que o usuário tenha mais conteúdos disponíveis para ler e, com isso, passe mais tempo navegando na loja. Mais do que isso, quando você insere links internos, você ajuda os robôs do Google a navegar pelo site, permitindo que o buscador encontre as páginas mais relevantes.  

7. Cadastre sua loja no Google Meu Negócio

Uma última dica básica de SEO para e-commerces que também contam com pontos físicos é cadastrar a loja no Google Meu Negócio. Isso porque, quando pesquisarem pelo seu estabelecimento, a loja aparecerá com grande destaque na tela. Além de maior visibilidade, o Google apresentará sua loja como um resultado quando alguém, localizado na sua região, pesquisar por palavras-chave que tenham a ver com o seu segmento.

Aparecer de forma orgânica, isto é sem precisar pagar, na primeira página de resultados do Google é uma tarefa e tanto. Mas os esforços de SEO para loja virtual valem a pena, já que estando no topo da página de resultados do Google seu e-commerce consegue alcançar mais pessoas, superar os números de vendas e se consolidar como uma grande marca no mercado.

E como está o posicionamento da sua loja? O que você precisa melhorar? Deixe um comentário no campo abaixo!

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