A importância de um bom site
Ter um site é uma obrigação para qualquer empresa. Seria como ter um RG (identidade), sem ele seu negócio é praticamente inexistente na internet. Mas você pode se perguntar: eu preciso mesmo estar na internet? E a resposta para isso é SIM.
Segundo pesquisas do IBGE, o Brasil possui 116 milhões de internautas, o que corresponde a 64,7% da população com idade acima de dez anos. Dos acessos à internet, 94,6% são realizados por smartfones e celulares.
Além disso, outro dado extremamente interessante é o tempo que o brasileiro passa navegando na internet, algo em torno de nove horas por dia, ou seja, seu potencial cliente usa os meios digitais para interagir, divertir, se relacionar, obter conhecimento e realizar compras.
Ter um site é muito importante e é praticamente uma obrigação. No entanto, é preciso ficar claro que ele precisa ser bem feito e desenvolvido. Então, separei algumas dicas para você. Vamos lá?
Quais as características de um bom site?
O site precisa ser responsivo, isto é, abrir em qualquer tela, seja de smartfone/celular, tablets ou computadores, uma vez que mais de 94% dos acessos à internet são feitos por celulares.
Tenha também um site otimizado e, isso significa que, geralmente, as pessoas chegam ao seu site utilizando motores de buscas como: Google, Yahoo e Bing, sendo o Google responsável por mais de 93% das pesquisas.
Para se ter uma dimensão, são realizadas diariamente 3 bilhões de pesquisas sendo 450 milhões de termos inéditos. Para ser encontrado nos motores de busca, o site necessita ser otimizado (SEO), seguindo regras de programação e conteúdo aplicadas à página digital.
Por fim, seu site precisa ser bonito, atrativo e objetivo, isto é, amigável. Sites que são prolixos (demoram a chegar ao objetivo) tem baixíssima taxa de permanência. Sendo assim, ele precisa se atentar tanto para o design quanto para a objetividade.
Quais são as vantagens de ter um site?
Além das três dicas acima, temos quatro vantagens competitivas que os sites oferecem, são elas:
– Autoridade: ter um site passa a mensagem de autoridade ao mercado, pois parte-se do pressuposto que a empresa entende muito da atividade fim, por causa da experiência adquirida ao longo dos anos, mas isso precisa ser divulgado de forma clara na internet.
– Profissionalismo: ao ter um bom site, você transmite o profissionalismo da sua empresa. Afinal, quando um possível cliente faz uma simples pesquisa na internet e não encontra seu site ou encontra um ruim, isso gera certa desconfiança. Consequentemente, há um impacto nas vendas, já que esse possível cliente irá para a concorrência.
– Encontrabilidade: um site tem que gerar visibilidade e um considerável número de leads. Vamos fazer uma relação: imagine que você montou uma super loja, gastou milhares de reais, e ela está linda. Porém, a localização é ruim, não tem estacionamento e ninguém comparece ao local.
De forma análoga funciona um site, ele precisa ser facilmente encontrado por meio de pesquisas nos buscadores. Por isso, ser encontrado é uma vantagem competitiva e pode aumentar o faturamento.
– Venda/informação: um bom site é também informativo. Segundo Chat Holmes, 97% das pessoas ainda não estão no momento exato da compra. Então, podemos constatar que grande parte dos internautas navega na internet buscando entretenimento e informação.
Por isso, seu site deve fornecer conteúdo relevante por meio de um blog interno ou externo, pois quando você fornece um conteúdo interessante, o cliente adentra em um fluxo de marketing que chamamos de funil do marketing digital, tendo como etapa final a venda.
Portanto, um site pode ser um grande diferencial para sua empresa. Tendo em vista todas essas dicas, é possível melhorar sua visibilidade no mercado e ainda adquirir muitos outros benefícios.
Espero ter ajudado sobre a importância de ter um bom site! E se você ficou interessado em ter um, entre em contato conosco!