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O que é Marketing de interação?

Marketing DigitalSem categoria | 23 de outubro de 2019 ─ 3 min. de leitura
Por Luana L.
Publicado em 23 de outubro de 2019

Não diferente de todas as ciências do mundo, o marketing não para de evoluir e se adequar aos novos mercados vigentes.

Já falamos de marketing direto, persuasivo e oculto. Hoje traremos aqui uma diretriz diferente, mas que têm crescido muito ultimamente, o Marketing de interação. Ficou curioso para saber o que é? Fique conosco e acompanhe!

Conceituando marketing de interação

Marketing de interação nada mais é do que montar estratégias de relacionamento com seu cliente. Ele busca indivíduos, interage com ele, obtêm respostas e fideliza uma relação.

Ele pode ser entendido como uma ramificação do Marketing de relacionamento, pois procura a interatividade com o cliente, buscando uma fidelização do mesmo.

Diferente de outras categorizações do marketing, essa subdivisão não procura vender muitos produtos para vários clientes, mas se concentrar somente em um, repassando o máximo mercadorias para ele.

Marketing de interação no mercado

O mercado está evoluindo, tanto no âmbito físico ou jurídico. Os consumidores “comuns” vivem uma crescente, satisfazendo seus desejos de obter novos produtos com menos restrições. Basicamente, comprando mais do que antes.

Já para o meio jurídico, os grandes empresários estão ficando mais maduros e inteligentes, financeiramente falando. Procuram também mais qualidade nas mercadorias, menor preço e satisfações saciadas de maneira mais rápida que outrora.

Toda essa mudança, leva mais ainda o protagonismo para o cliente, gerando um solo fértil para a conquista definitiva do mesmo. E uma das melhores maneiras de prender o cliente a você, é fazendo um bom marketing de interação.

Vantagens do Marketing de interação

O marketing interativo oferece muitos benefícios, como por exemplo:

Identificação de dados

Através do estudo prévio do cliente, o marketing de interação coleta dados extremamente importantes, que vão ser um diferencial na hora de oferecer o melhor produto.

Prospecção de clientes

Novamente, através da pesquisa feita para fidelizar o cliente, essa área pode trazer novos contratos para a empresa.

Fidelização dos clientes

O ponto chave é a fidelização. E isso vem de forma natural com a interatividade provocada por essa ramificação do marketing.

É interessante falar sobre fidelização, pois o grande problema hoje das empresas não é fechar novos contratos, mas sim mantê-los. A venda é importante, mas não é tudo, transformando o relacionamento num grande diferencial.

Reformulação de contratos

Quando você estuda o cliente, automaticamente o conhecimento sobre as evoluções do mercado vêm.

E por muitas vezes, os moldes de trabalhos das empresas estão ultrapassados, precisando de uma reformulação imediata. Conhecendo o novo, o marketing de interatividade promove mudanças nessas políticas obsoletas.

Aonde aplicar o Marketing de interação

As estratégias do marketing de interação podem ser aplicadas de muitas formas, basta disposição para a montagem de diretrizes assertivas, que irão cumprir com o objetivo previamente definido. Algumas das principais são:

Educacional

A empresa promove eventos educacionais, ensinando o cliente como o seu produto funciona, e quando usá-lo.

É muito importante ter transparência, oferecendo ao cliente somente aquilo que ele precisa.

Esses ensinamentos são valiosos, pois além de melhorar o relacionamento, evita que seu cliente recorra a você para fazer perguntas redundantes acerca do produto.

Recompensa

Estipule metas de compras por parte do cliente, disponibilizando recompensas e prêmios quando esses números forem atingidos.

Afinidade

Desenvolva atividades, ou forneça um local para seus clientes se reunirem e conversarem.

É interessante que esse espaço seja leve, nada formal, e o mais importante, que seja um local de distração da correria da rotina.

Comunicação

Sempre, absolutamente sempre se comunique com seu cliente. Atualize ele sobre as novidades da empresa, para que ele sempre compre com você.

Dado ao exposto, podemos findar dizendo que o marketing de interação, reúne ótimos procedimentos de relacionamento e fidelização cliente, possibilitando um grande desenvolvimento dos seus negócios.

Interessante conhecer novas formas de fazer marketing né? Se esse conteúdo foi realmente útil para você, não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

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