O BLOG DO MARKETING

História e evolução do marketing: como tudo começou

Marketing Digital | 29 de dezembro de 2020 ─ 2 min. de leitura
evolução do marketing: como tudo começou
Por Schucko Eduarda
Publicado em 29 de dezembro de 2020

Marketing… o que é? Como vive? De onde surgiu?

Agora.. aqui nesse blog!

Bom, um comeeeeço, começo, não tem muito não, mas mais ou menos na década de 40 alguns artigos foram publicados sobre esse assunto.

O marketing pode até parecer uma coisa bem atual, uma arte desenvolvida por todos que desejam colocar o seu na reta, seja produto, a própria imagem ou influência, mas na verdade surgiu há mais de 500 anos! E mesmo depois de tanto tempo existindo, ainda é a base de qualquer negócio que queria crescer.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.” — Henry Ford

Antes todos os textos tinham que ser produzidos à mão, mas desde a criação na prensa tipográfica os textos passaram a ser produzidos em massa e isso incluía alguns anúncios e propagandas. O marketing nessa época seguia  a linha outbound, ou seja, a ideia era vender o produto antes mesmo de ele ter qualquer ligação com o comprador. Essa técnica é completamente diferente dos dias de hoje, em que trabalhamos com inbound, onde o conteúdo e a conexão com o cliente é muito mais importante do que só fazer o cliente engolir goela abaixo.

Depois da impressão dos textos, o marketing evoluiu para jornais e revistas, onde anúncios encontraram um bom lugar para ficar.

Então os anúncios começaram a ser distribuídos pessoa a pessoa por meio de panfletos, o que era um problema, já que eram necessárias pessoas para que as propagandas chegassem até os futuros compradores. Foi aí que os outdoors apareceram, como o panfleto gigantesco que atinge a todos que passam por ele.

Nos anos seguintes, o marketing chegou nos telefones, rádios, TV’s e todas formas que nos fazem querer comprar alguma coisa. Claro, cada um tem suas limitações e público alvo. O Marketing se completou mesmo quando a televisão invadiu nossas casas, trazendo a imagem vinculada ao anúncio do produto. Entretanto, anunciar na TV não era e não é tão barato assim. Por isso o marketing continuou evoluindo, sem deixar de aproveitar cada um desses meios de publicidade e propaganda, como bem sabemos.

Hoje ele usa da nossa boa amiga internet, que nos possibilita um boom de informações em segundos, e que também nos bombardeia de anúncios a cada bloco de stories que a gente assiste e a cada 5 minutos de vídeos assistidos no youtube.

A questão é: sem o marketing nenhum negócio estaria onde está hoje. e ele continua evoluindo de maneira recorde e alcançando mais pessoas a cada dia. Ele é a vida dos negócios.

“A publicidade é a vida do negócio.” — Calvin Coolidge

Fontes: rockcontent.com, forbes.com

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato