O BLOG DO MARKETING

Globalização e Marketing: O uso da publicidade no mercado

Marketing DigitalSem categoria | 29 de abril de 2019 ─ 2 min. de leitura
Por valik valik
Publicado em 29 de abril de 2019

A globalização é um fenômeno que só cresce no mundo, pois gera conexão nos 4 cantos do globo.

Mas dentro desse tema, falaremos da relação de globalização e marketing, que estabelece um uso da publicidade nos mercados.

Vamos expor as principais vertentes do marketing, que auxiliam na globalização mercadológica, mostrando também alguns exemplos de como somos importadores de produtos estrangeiros. Se você não domina muito o tema, fique conosco e descubra mais.

Marketing internacional

Acho que podemos definir marketing internacional como rótulos diversificados ao redor do mundo.

É como estar em todos os locais, fazendo propaganda e publicidade em diferentes lugares, ao mesmo tempo.

É claro que isso altera de empresa pra empresa, ou de produto para produto. Mas sabemos que as maiores marcas de cada ramo, estão presentes em diversos locais ao longo do globo.

O marketing internacional é uma visão que qualquer empresa tem, afinal de contas, estar presente em diferentes países e diferentes culturas, agrega um valor muito alto para qualquer negócio.

Influência mercadológica

Uma das consequências do marketing internacional, é a influência mercadológica. Quanto mais presença as empresas têm, mais ela será consumida.

Expondo o nosso belo país tropical como exemplo, consumimos muito as coisas de fora, desde a alimentação, até peças de roupa e cosméticos.

Vemos uma grande influência dos EUA, e também da Europa, enfatizando mais países como Inglaterra e França.

Isso acontece devido a globalização de marcas famosas, dado muito em função do marketing. Podemos citar o fast food no ramo alimentício, com lanchonetes consagradas como o McDonald’s e o Subway.

Encontramos também forte importação de produtos de beleza vindos da França, assim como marcas de moda feminina e masculina, como a Calvin Klein ou a Louis Vuitton.

Importação desenfreada

Vamos citar de novo o nosso querido Brasil.

Elencaremos aqui os 5 produtos que o nosso país mais exportou no ano de 2017, segundo pesquisa do ESPM.

– Petróleo bruto

– Automóveis

– Óleos combustíveis

– Autopeças

– Medicamentos

Existem muitas outras coisas que o Brasil importa, e olha que podemos colocar nosso país como exportador também, fora que temos uma economia mais ou menos estável.

Imagine agora países que produzem pouco, e dependem muito da importação para o seu sustento, seja alimentar, tecnológico etc.

Por isso a globalização e o marketing se tornaram essenciais nesse contexto, pois conseguem transformar o mercado, através da publicidade.

Levando em conta os pontos levantados, podemos dizer que globalização e marketing andam lado a lado, gerando um movimento muito importante e completo nos contextos contemporâneos do mundo.

Interessante aprender sobre as relações de marketing e mercado né? Se deseja continuar aprendendo mais sobre isso, acompanhe nossos posts e nossas redes sociais.

Copyright ©2024 O BLOG DO MARKETING | Produzido com ❤ por Valik Growth & Marketing

× Entre em contato