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Como criar necessidade nas pessoas

Marketing Digital | 24 de setembro de 2018 ─ 2 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 24 de setembro de 2018

Bem sabemos que o marketing deve ser uma atividade em constante elaboração para que qualquer empresa possa atingir os melhores resultados de vendas, entre uma das ações que se espera do marketing é conseguir gerar nos consumidores a necessidades de consumo de seus produtos e serviços, uma ação que requer conhecimento do perfil de seus clientes potenciais, bem como as qualidades de seus produtos.

 

Além disso, é também fundamental conhecer também as qualidades dos produtos oferecidos por seus concorrentes para ser capaz de apresentar ao cliente uma análise bem estruturada dos diferenciais e vantagens da sua oferta. Isso é importante até mesmo para passar confiança ao cliente que logo verá sua capacidade de indicar o melhor produto para compra.

 

O momento da venda é o momento crucial para que se consiga convencer uma pessoa a consumir seu produto, e é muito comum que alguns clientes já cheguem ao ponto de compra bem informado sobre as diferenciações de seu produto e o do concorrente. Neste caso, a melhor estratégia é nunca, em momento algum desclassificar o produto oferecido pela concorrência, mas sim buscar a confiança do consumidor oferecendo-o exclusividade no processo de venda e mostrando alta disponibilidade em seus serviços de pós-venda.

 

É importante frisar que toda negociação é única, seja ela presencial ou não e que buscar scripts para convencer pode não ser a melhor estratégia. Por mais que dois clientes busquem o mesmo produto, entenda que cada um possui necessidades diferenciadas e que precisam ser entendidas e esclarecidas, portanto a empatia pela é a palavra-chave para o sucesso de uma negociação.

 

Durante a negociação é indispensável que se crie no consumidor a sensação de necessidade de seu produto, porém sempre focando na idoneidade das informações passadas e na veracidade das mesmas. Lembre-se que um cliente satisfeito irá falar de seus serviços para pelos menos mais um possível novo cliente, mas um comprador insatisfeito irá reclamar do seu serviço para pelo menos dez novas pessoas.

 

Pense que a relação entre valor e preço podem ser distintas, portanto nada de focar no menor preço em comparação à concorrência, antes disso mostre ao cliente o valor de seu produto ou serviço e como ele pode suprir até mesmo as necessidades futuras do dia-a-dia desta pessoa.

 

Se mesmo após uma boa abordagem e apresentações, o cliente não concretizar uma compra, fica sempre a oportunidade de inseri-lo em sua lista de potenciais clientes para futuramente oferecer novos produtos que seja de seu interesse. Isso cria confiança de quem compra.

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