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5 dicas para melhorar seu relacionamento com cliente

Marketing DigitalSem categoria | 31 de janeiro de 2019 ─ 3 min. de leitura
Por oblogdomarketing
Publicado em 31 de janeiro de 2019

Pense no que há de mais importante no seu negócio: seria seus serviços, sua equipe ou outra coisa? Bom, nenhuma dessas opções. O mais relevante para sua empresa, sem dúvidas, é o cliente. Afinal, é ele quem compra suas ideias e confia seus próprios problemas na solução que você apresenta. Por isso, o relacionamento com cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio.

Infelizmente, nem todo mundo pensa assim, deixando de lado aspectos básicos que devem ser priorizados na hora do atendimento. Mas calma! Neste post você vai aprender 5 dicas essenciais para criar uma ótima relação com seu cliente. Dê uma olhada:

1. Entenda as dores do seu cliente

Quando você vai ao médico e relata todos os sintomas, é esperado que ele identifique seu problema e passe algum remédio, certo? O mesmo acontece com qualquer relacionamento com cliente. Quando ele vai até você ou sua empresa, seu desejo é achar uma solução para suas dores.

Porém, é preciso entender quais dores são essas. Por isso, saiba ouvir seu cliente, entender os problemas que ele está passando, ou quais objetivos deseja alcançar. Ao compreender isso, você estará pronto para fazer uma proposta e resolver a situação.

Afinal, não é à toa que a palavra empatia viralizou tanto. Saber se colocar no lugar do outro é realmente essencial para qualquer relação.

2. Saiba que ele pensa diferente de você

Imagina o quão chato seria o mundo se todos nós pensássemos iguais? Por isso, lembre-se de que seu cliente pode discordar de você, é um direito dele.

Entenda isso, saiba defender seu trabalho e de forma alguma seja desrespeitoso ou autoritário. Mostrar autoridade no assunto de forma didática e educada é bem diferente.

3. Trate seu cliente de forma personalizada

Quem não gosta de ser tratado bem e receber presentes personalizados, que atire a primeira pedra. A personalização é uma tendência muito forte no Marketing, mas mais do que isso: todo mundo se sente especial quando recebe uma atenção diferenciada.

A personalização está presente desde em um e-mail marketing enviado com o nome da pessoa até em um presente que você dá aos seus clientes mais fiéis. Investir nisso é sinônimo cativar.

Lembre-se de que um cliente bem tratado é um difusor da sua marca. Então, busque formas de fidelização.

4. Invista em sua equipe de atendimento

Para deixar todo o relacionamento com cliente mais a cara da empresa, invista em treinamentos e capacitações para sua equipe de atendimento. Afinal, ela precisa saber como lidar com situações mais complexas, além de tratar o cliente de forma adequada.

Dessa maneira, é possível criar uma cultura de atendimento eficaz e que perpetue dentro do seu negócio.

5. Faça pesquisas de satisfação

Por fim, para saber quais são os pontos de melhoria e os resultados das dicas anteriores, basta investir em pesquisas de satisfação. Isso pode ser feito por meio de formulários, ligações e e-mail.

Busque coletar depoimentos dos seus clientes e, claro, corrigir alguma situação se necessário. Nunca ignore as queixas, pois elas são muito importantes para o crescimento da sua empresa e podem servir até mesmo como métricas.

O bom relacionamento com cliente é quem vai dizer se sua marca está fazendo tudo certo. Por isso, busque cativar quem passa pelo seu negócio, criando um atendimento que fará a pessoa voltar sempre!

Quer saber como entender melhor seu cliente e criar um atendimento mais direcionado? Então, leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre personas!

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